Livros que li e recomendo

“É bom ler e é ótimo ter lido”.

Carlos Drummond de Andrade

Esta é uma lista que nunca será definitiva. Sempre terei o que acrescentar aqui. Os livros aqui adicionados são extremamente importantes para todos os que desejam entender mais sobre marketing, administração e estratégias de negócios em geral.

Para cada livro adicionado, colocarei o link de onde ele está disponível para compras.

Tenha uma boa leitura.

 

Marketing:

Nome: Small Data
Autor: Martin Lindstrom
Por que recomendo? Em épocas de Big Data, como devemos trabalhar com as pequenas dicas que os consumidores deixam em seu processo de consumo? Como pequenos detalhes podem dar informações estratégicas para o futuro dos negócios. Como um arqueólogo do consumo, Lindstrom apresenta vários exemplos de como, pequenos detalhes podem fazer uma grande diferença no momento de pensar as estratégias de uma organização.

Nome: A loja de tudo.
Autor: Jeff Bezos
Por que recomendo? Você gosta da história de empresas, não apenas de empresas, mas também de empreendedores? Bom então essa é uma ótima dica. Nessa obra temos a história de Bezos e como ele arquitetou a sua lendária Amazon. Tem muitos aspectos curiosos, como por exemplo, o motivo do nome da companhia. Seu objetivo de ser a loja de tudo, entre outros casos interessantes. Para aqueles que acompanham as minhas aulas, cito vários exemplos do livro. Vale a pena ler.

.Nome: Vamos às compras!
Autor: Paco Underhill
Por que recomendo? Clássico dos clássicos.  Aborda de forma simples, porém estratégica o que conhecemos atualmente como antropologia do consumo.  Com exemplos práticos mostra como simples ações, tendo foco na observação dos consumidores, permite pensar em estratégias que proporcione aumentos incrementais de venda e a satisfação dos consumidores.   Como por exemplo, colocar um simples suporte em uma banca de jornal para que as pessoas possam apoiar suas malas no momento da compra, ou a colocação de um relógio em uma cafeteria instalada em uma estação de trem,   entre outras estratégias que demonstram que a simples observação dos consumidores é uma forma importante de entender o seu comportamento.

Nome: Satisfação Garantida
Autor: Tony Hsieh
Por que recomendo? Em épocas de marketing digital, manter contatos de maneira convencional com os consumidores está defasado.  Será?  Bom não é isso que prega Tony Hsieh,  CEO e fundador da Zappos  em seu livro, Satisfação Garantida. A Zappos é uma das maiores empresas online de comercialização de sapatos e vestuário, recentemente adquirida pela Amazon.  Em uma empresa, praticamente 100% digital,  o autor mostra como ainda é importante relacionamentos diretos com consumidores,  com  formas convencionais como um simples telemarketing.  Eu recomendo esse livro devido as estratégias apresentadas de como tratar de forma adequada os seus consumidores, desde acreditar nele no momento de devolução de mercadoria, como atendimentos que podem durar horas, se assim, o cliente desejar.  Muito bom para aquelas pessoas que realmente acreditam que o cliente é Rei, e está em primeiro lugar. Vale a pena a leitura.

Nome: Nocaute – como contar sua história no disputado ringue das redes sociais
Autor: Gary Vaynerchuck
Por que recomendo? Um dos grandes desafios que as organizações enfrentam atualmente é como usar de forma adequada as ferramentas digitais. De início pode parecer simples, porém, com a infinidade de ferramentas que surgem a cada dia, esse processo se torna extremamente difícil. Qual a melhor mídia digital utilizar? Quando utilizar? Qual a mensagem? É por isso que recomendo esse livro. Além de um texto leve, do autor (um nome reconhecido nas mídias sociais), o interessante no livro são os exemplos práticos presentados. Para cada ação, o autor exemplifica, com postagem usadas pelas empresas, os erros e acertos de cada uma delas. Vale a leitura!!

Nome: A lógica do consumo
Autor: Martin Lindstrom
Por que recomendo? É um dos primeiros livros que tratam de neuromarketing lançado no Brasil. Muitos criticam pela sua superficialidade, mas é uma leitura obrigatória para quem quer iniciar no tema de neuromarketing. Sugiro ler o capítulo sobre mensagem subliminar, é muito interessante.

Nome: O Fim do Marketing como nós conhecemos
Autor: Sérgio Zyman
Por que recomendo? É um dos melhores livros que li. Além de uma visão pragmática do Marketing, o autor foi o diretor mundial de Markering da Coca-Cola, e conta os bastidores do famoso “teste cego”, com o lançamento da New Coke. Uma de suas frases são mitológicas: “quer vender todo dia, então faça o seu Marketing todo dia”.

Nome: Desmistificando o Marketing
Versão Impressa
Autor: Sérgio Ignácio
Editora: Novatec

Nome: Desmistificando o Marketing
Versão digital, revista e atualizada
Autor: Sérgio Ignácio

Nome: Marketing Estratégico
Coleção Marketing em tempos modernos
Autores: Denis Reade, Jeferson Mola, Marcos Rocha e Sérgio Ignácio
Editora: Saraiva

Nome: Marketing: Novas tendências
Coleção Marketing em tempos modernos
Autores: Dennis Reade, Jeferson Mola, Marcos Rocha e Sérgio Ignácio
Editora: Saraiva

Nome: Marketing B2B
Coleção Marketing em tempos modernos
Autores: Denis Reade, Jeferson Mola, Marcos Rocha e Sérgio Ignácio
Editora: Saraiva

Nome: Marketing Tático
Coleção Marketing em tempos modernos
Autores: Denis Reade, Jeferson Mola, Marcos Rocha e Sérgio Ignácio
Editora: Saraiva