Marketing Viral

Uma das estratégias mercadológicas mais eficazes atualmente é o que nós, mercadológos, denominamos de Marketing Viral, que como o próprio nome já diz, parte da idéia de um vírus, como, por exemplo, quando você esta gripado, passa o vírus para uma quantidade de pessoas que o propagarão para uma outra enorme quantidade de pessoas, ou seja, a pessoa chave que irá contaminar as demais com as quais mantiver um contato.
Partindo deste princípio, o pressuposto do Marketing Viral é encontrar pessoas chaves em um determinado segmento de mercado, plantar a sua idéia e deixar que as mesmas façam propagandas espontâneas e positivas de seu produto, serviço ou marca.
Um dos exemplos desta estratégia, e que ilustra melhor este conceito, é o caso do ressurgimento do io-iô. Sucesso na década de 1950, caiu no ostracismo em anos posteriores (como toda moda passageira) e foi revitalizado na década de 1980 pela empresa Yomega. A idéia simples, mas viralmente eficaz consistia em promover concursos de io-iô em escolas públicas norte-americanas para disseminar a idéia e fazer (como ocorreu) com que a febre deste produto voltasse à tona.
Mas, a história mais interessante ocorreu em Israel. O dono de uma loja de brinquedos percebeu que a venda do referido brinquedo não estava alcançando o desejado, e então resolveu sair pela cidade com caixas e mais caixas do novo brinquedo e, na medida que encontrava um grupo de crianças nas ruas parava o seu carro, mostrava as suas habilidades na arte de jogar io-iô e dava um produto para cada um dos meninos (e quem disse que amostra-grátis não funciona!). Estes meninos levavam os seus novos brinquedos para a escola e o utilizavam no recreio, levantando a curiosidade e interesse dos demais (pessoas chaves propagando a sua idéia para outros, que passarão para outros e outros e… – a chave do Marketing Viral). Bom, o resto da história você já deve conhecer, o brinquedo se tornou um sucesso mundial. Lembram-se dos io-iôs da Coca-Cola?
Esta estratégia, como já mencionamos, é muito eficaz porque os consumidores estão cada vez mais defensivos em relação às propagandas tradicionais, e cabe as organizações pensar em novas estratégias para comunicar os seus produtos ou serviços. O Marketing Viral funciona porque acreditamos mais em um comentário de uma pessoa conhecida ou de um formador de opinião por acreditarmos que é espontâneo (lembra-se de última vez que um amigo seu mencionou a respeito de um novo restaurante, com certeza na outra semana você foi jantar nele), do que aqueles veiculados pela organização na mídia de massa.
O Marketing Viral já foi realizado (propositalmente ou não) por várias organizações, como os livros do Harry Potter com amostra grátis do primeiro exemplar para críticos de livros, os bloquinhos Post-It enviados para as secretárias das empresas listadas nas 500 Melhores Empresas da revista Fortune, o Hotmail com a frase para obter o seu e-mail gratuito no rodapé das mensagens, entre tantos outros exemplos.
Mas lembre-se, para que esta estratégia de certo, o produto deve ser de fácil utilização, porque uma idéia somente consegue se propagar se for fácil de ser comunicada para um número grande de pessoas. Muitos atributos técnicos dificultam a compreensão de das pessoas, e o mais importante, o produto deve ser de boa qualidade, caso contrário, funcionará como uma propaganda negativa para a sua organização.
Agora que você já conhece mais uma estratégia mercadológica,
Bom vírus para você!!!

6 thoughts on “Marketing Viral

  1. Débora says:

    Olá Professor, adorei o blog.
    Gostaria de parabenizá-lo pela qualidade das informações transmitidas neste blog.
    Sucesso sempre !!!

  2. Fernando says:

    Conhecer e entender essa nova ferramenta de merketing e fundamental para os futuros profissionais de marketing e administradores, que devem estar atentos as novidades do mercado para atingir seus consumideres.
    No blog, e possível ter uma visão geral do conceito de marketing viral, tratado de uma maneira clara e objetiva, facilitando o entendimento e apresentando uma nova ferramento que já esta presente no mercado atual.

  3. Yasmin Lindkvist: Retratos de um Humor Negro !!! says:

    Bom, eu nem preciso dizer que além de adorar o Sérgio,venerar seu livro,amar marketing e ser leitora assídua de seu blog, creio que fui a primeira pessoa com quem o Sérgio falou sobre o blog.Só ele pode confirmar isso realmente…

    Amo o blog, e é de conhecimento geral da nação que sou fã desse grande mestre.

    Como sempre, o blog está show…bjos querido amigo….e não pare de atualizar hein !!!

  4. Cicero pinheiro says:

    Professor, sempre acreditei em seu potêncial, continue sempre assim!!!
    Parabéns
    Cicero Pinheiro
    ex-aluno mk8b Fizo 2003

  5. Уарлли Белмирыч says:

    Professor,o blog é perfeito, vejo que sempre continuo aprendendo, o livro é maravilhoso, leio e lembro das suas palavras em aulas.
    “Mas de uma coisa pode acreditar, mesmo durmindo eu aprendia muito.”

    Quero dizer que no meu TCC usamos seu livro como referencia bibliografica, onde agregamos muito mais conhecimento, e resultou na banca examinatória , uma nota 10.
    abraços…

  6. Kelly (MK7 FIZO) says:

    Ola professor
    Me indicaram seu blog, dei uma passada pra verificar e sua ultima postagem “Marketing Viral” é justamente tema do meu TCC, Adorei… Vai me ajudar muito.

    Parabéns e pode ter certeza de que sempre visitarei sei blog, e logo logo entro em contato com o Sr. por email para dar umas palavrinhas sobre meu TCC!
    rsrs

    Beijão

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