No mês de outubro saiu o resultado do Prêmio Top of Mind 2008, e a marca mais lembrada nesta edição foi…? Não! Sei que você respondeu Desmistificando o Marketing, mas não foi desta vez, quem sabe na próxima. As marcas campeãs nesta edição do prêmio foram a Coca-Cola e OMO que levaram o Top Grand Prix que premia a marca mais lembrada independente da categoria (veja ao lado e abaixo as demais categorias premiadas) e, a pergunta: O que podemos tirar de lição destas duas marcas que são verdadeiros campeões de audiência?
Você deve ter percebido que estas duas marcas já foram temas de postagens anteriores, tanto pelo sucesso de suas estratégias como por serem ótimos casos de marketing, mas, por que são tão lembradas? Por que permanecem por tanto tempo na mente dos consumidores? Em tempo, cabe destacar que a Coca-Cola e OMO são as mais lembradas desde que este prêmio começou em 1991, ou seja, estão sempre presentes na mente dos consumidores como sinônimo de categoria de produto.
Agora, chega de conversa fiada, pois você deve estar querendo saber o segredo do sucesso, ao menos o segredo mercadológico destas duas marcas, então, vamos lá!
Acredito que um dos pontos mais relevantes do sucesso destas marcas é o investimento em marketing. Por mais que sejam empresas consolidadas em seus respectivos mercados, nunca deixaram de propagar a sua marca e seus benefícios. Apenas para ilustrar, a Folha Online informa que o OMO, apenas para a sua campanha “Porque se sujar faz bem” investiu R$ 40 milhões em filmes, merchandising, anúncios, ações em ponto de venda, promoções e concursos culturais.Como também ocorre com a Coca-Cola e, nem precisamos revelar os valores de seus investimentos, basta apenas olhar no mercado para constatar.
Também notamos que são organizações que não entram nas famosas guerras de preço, repare como são os mais altos do mercado. Isso porque sabem de antemão que esta estratégia, além de corroer a rentabilidade da organização, cria clientes infiéis, devido ao fato de estarem constantemente migrando para as ofertas melhores, leia-se, preços menores.
São empresas em constante inovação em termos de produtos. Talvez a Coca-Cola um pouco mais lenta em relação aos seus concorrentes diretos como a Pepsi, mas ambas sempre com novidades. O OMO com as suas variedades e sua extensa linha de produtos que variam em termos de uso e aplicação,e a Coca-Cola com as suas opções em termos de embalagem, design, e novos produtos como o sucesso Coca Zero.
Ambas estão atentas as modificações em termos de comportamento do consumidor, o que representa empresas que possuem a filosofia do marketing em seu DNA (apesar de algumas críticas que faço em minha entrevista para o Heródoto Barbeiro no programa Mundo Corporativo), pois sabem ler adequadamente o mercado.
Veja o caso do OMO. Antigamente, acredito que a maioria não se lembre, o seu foco estava concentrado em atributos técnicos, com o seu slogan “O Branco Total”. Hoje, direciona suas estratégias no apelo emocional: “Porque se sujar faz bem.”, “Toda criança tem o direito de usar a sua roupa favorita” e “Toda criança tem o direito de ser criança”. O que isso indica? Sai os atributos técnicos em que qualquer concorrente pode copiar, e entra o apelo emocional que, somente quem conhece os consumidores pode usar.
A Coca-Cola sabedora que o seu público-alvo são os adolescentes, começou a investir em mídias alternativas (alternativa para mim, é claro, mas não para a maioria dos jovens) como vídeos no YouTube em que mostra jovens colocando piercings na língua com o logo da Coca Zero – concurso que premiou 250 consumidores, patrocínio de shows, coleção de roupas na Fashion Rio 2008, a irreverente campanha “Quem foi o melhor: Biro-Biro ou Maradona?”, a animação “Fabrica de felicidade” lançado na TV e no cinema, entre outras estratégias.
Bom, estas são algumas das estratégias, ou o segredo mercadológico destas marcas de sucesso que, se continuarem com os seus investimentos em marketing permanecerão por muito mais tempo na mente dos consumidores, e com certeza não irei mais confundir os seus slogans como ocorreu com o título do artigo… ou seria: “Sempre, se sujar faz bem” ou “Porque toda criança é sempre Coca-Cola”. Não, deve ser “Viva o lado OMO da vida”, ou será…
Você deve ter percebido que estas duas marcas já foram temas de postagens anteriores, tanto pelo sucesso de suas estratégias como por serem ótimos casos de marketing, mas, por que são tão lembradas? Por que permanecem por tanto tempo na mente dos consumidores? Em tempo, cabe destacar que a Coca-Cola e OMO são as mais lembradas desde que este prêmio começou em 1991, ou seja, estão sempre presentes na mente dos consumidores como sinônimo de categoria de produto.
Agora, chega de conversa fiada, pois você deve estar querendo saber o segredo do sucesso, ao menos o segredo mercadológico destas duas marcas, então, vamos lá!
Acredito que um dos pontos mais relevantes do sucesso destas marcas é o investimento em marketing. Por mais que sejam empresas consolidadas em seus respectivos mercados, nunca deixaram de propagar a sua marca e seus benefícios. Apenas para ilustrar, a Folha Online informa que o OMO, apenas para a sua campanha “Porque se sujar faz bem” investiu R$ 40 milhões em filmes, merchandising, anúncios, ações em ponto de venda, promoções e concursos culturais.Como também ocorre com a Coca-Cola e, nem precisamos revelar os valores de seus investimentos, basta apenas olhar no mercado para constatar.
Também notamos que são organizações que não entram nas famosas guerras de preço, repare como são os mais altos do mercado. Isso porque sabem de antemão que esta estratégia, além de corroer a rentabilidade da organização, cria clientes infiéis, devido ao fato de estarem constantemente migrando para as ofertas melhores, leia-se, preços menores.
São empresas em constante inovação em termos de produtos. Talvez a Coca-Cola um pouco mais lenta em relação aos seus concorrentes diretos como a Pepsi, mas ambas sempre com novidades. O OMO com as suas variedades e sua extensa linha de produtos que variam em termos de uso e aplicação,e a Coca-Cola com as suas opções em termos de embalagem, design, e novos produtos como o sucesso Coca Zero.
Ambas estão atentas as modificações em termos de comportamento do consumidor, o que representa empresas que possuem a filosofia do marketing em seu DNA (apesar de algumas críticas que faço em minha entrevista para o Heródoto Barbeiro no programa Mundo Corporativo), pois sabem ler adequadamente o mercado.
Veja o caso do OMO. Antigamente, acredito que a maioria não se lembre, o seu foco estava concentrado em atributos técnicos, com o seu slogan “O Branco Total”. Hoje, direciona suas estratégias no apelo emocional: “Porque se sujar faz bem.”, “Toda criança tem o direito de usar a sua roupa favorita” e “Toda criança tem o direito de ser criança”. O que isso indica? Sai os atributos técnicos em que qualquer concorrente pode copiar, e entra o apelo emocional que, somente quem conhece os consumidores pode usar.
A Coca-Cola sabedora que o seu público-alvo são os adolescentes, começou a investir em mídias alternativas (alternativa para mim, é claro, mas não para a maioria dos jovens) como vídeos no YouTube em que mostra jovens colocando piercings na língua com o logo da Coca Zero – concurso que premiou 250 consumidores, patrocínio de shows, coleção de roupas na Fashion Rio 2008, a irreverente campanha “Quem foi o melhor: Biro-Biro ou Maradona?”, a animação “Fabrica de felicidade” lançado na TV e no cinema, entre outras estratégias.
Bom, estas são algumas das estratégias, ou o segredo mercadológico destas marcas de sucesso que, se continuarem com os seus investimentos em marketing permanecerão por muito mais tempo na mente dos consumidores, e com certeza não irei mais confundir os seus slogans como ocorreu com o título do artigo… ou seria: “Sempre, se sujar faz bem” ou “Porque toda criança é sempre Coca-Cola”. Não, deve ser “Viva o lado OMO da vida”, ou será…
Os caras são bons e ponto !!! rs
O mkt é um mistério e creio que um bom gestor de mkt tem um dom, pois não é pra qualquer um o dom de saber lidar com tanta coisa que pode influenciar em uma empresa.
Quando eu crescer quero ser que nem vc meu amigo Sérgio…rss…
marketólogos sempre !!!
bjs e até mais
Oi professor!
Você gosta mesmo de Coca Cola, não é? rsrs
Parabéns pela matéria.
Bjo
Casas Bahia pode entrar nes rol?
abraços de lucca