Porque sujar faz bem…

Porque sujar faz bem. Você já deve ter visto este slogan em algum meio de comunicação de massa como no jornal, TV ou rádio. É o slogan do sabão em pó OMO. Durante muito tempo o seu conceito foi focado nos atributos do produto como a capacidade de deixar as roupas mais limpas e brancas – O branco total. Agora, a empresas mudou o seu slogan e conseqüentemente o conceito de seu produto.
Mas, o que você acha que levou a empresa a mudar o seu slogan e conseqüentemente o conceito de seu produto? E, naturalmente, o que este caso tem haver com marketing?
Esta mudança ocorreu porque a empresa esta antenada ao mercado. Sabe escutar aos seus consumidores e identificar as mudanças que ocorrem em suas percepções, ou como os consumidores percebem os produtos oferecidos pela organização. Com uma cultura de ouvir o consumidor e conseqüentemente de satisfazer as necessidades e desejos dos consumidores (o conceito de marketing, lembra-se?), constatou que os consumidores traduziram o seu sentimento pela marca como sensibilidade e não como brancura. Sai os atributos técnicos e entram os sentimentos criados pelos consumidores.
Ciente desta situação a empresas mudou não apenas o seu slogan mas também todas as suas campanhas publicitárias e o seu site promocional. Ao invés de presenciarmos donas de casa lavando roupas e constatando como a sabão em pó deixa as roupas mais brancas, percebemos, agoras, crianças bonitas, alegres e naturalmente, sujas. Mas esta sujeira é tão sutil que acabamos por achar bonito ve-las desta forma e, naturalmente pensamos que devemos deixar as crianças se divertirem porque no final o sabão em pó irá limpar a sujeira.
Esta mudança conceitual e promocional visa valorizar, cada vez mais, que o sabão em pó não esta vendendo uma forma mais eficaz de se lavar roupas, mas sim uma forma mais adquada de tratar bem a sua família e os seus filhos. Com a correria do dia-a-dia em que as mulheres passam cada vez menos tempo com os seus filhos e com a sua família, elas buscam não apenas a brancura de uma roupa mais limpa, mas também a brancura que possa trazer a felicidade a sua família. E o que melhor pode demonstrar felicidade aliada a brancura do que criança brincado de se sujar sem a preocupação de que suas roupas não poderão ser mais limpas.Isso é o comportamento do consumidor mudando e as empresas atuando de forma a melhor atender as estas mudanças, entendendo os consumidores e, naturalmente, satisfazendo as suas necessidades e desejos.

1 thoughts on “Porque sujar faz bem…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *