Para quem gosta de comportamento do consumidor e entender, um pouco, o funcionamento da mente dos consumidores vale a leitura do livro MOMENTO DECISIVO – O funcionamento da mente humana no instante da escolha, de Jonah Lehne. Apesar de ser bastante técnico, apresenta vários exemplos que ilustra as formas pelas quais tomamos nossas decisões. O livro aborda o tema da eterna luta entre razão e emoção, pensamento racional e irracional. É interessante como detalha vários casos como a decisão tomada por um quarterback no último minuto do jogo (se não me engano o marido da Gisele Bundchen)que levou a vitória de seu time, um bombeiro que conseguiu se salvar de um incêndio na floresta por lembrar de uma técnica que parecia suicida, jogadores de poker e sua habilidade de ler e entender os momentos decisivos do jogo, um operador de radar na guerra do golfo tendo que decidir em segundos se o sinal que aparecia em sua tela de radar era um caça inimigo ou não, os pontos que apareciam eram praticamente idênticos dos aliados e dos inimigos, entre outros.
Outro livro interessante que segue esta mesma lógica de raciocínio é o ERRO DE DESCARTES de Antonio Damásio, no qual descreve que tomar uma decisão baseada apenas na razão – defendido por René Descartes – pode não ser a mais adequada.Logo no início de da obra, menciona o caso de um trabalhador de estradas de ferro que sofreu um acidente, uma barra de ferro perfurou a sua cabeça e danificou a parte do cérebro relacionado a emoção. Após este acidente, todas as suas decisões eram tomadas exclusivamente com base na razão o que tornou sou vida, literalmente, um inferno.
Vale a pena ler…