Como acompanhamos no caso da Lego as grandes empresas estão, cada vez mais, adotando a inovação aberta e a participação dos clientes no desenvolvimento e criação de novos produtos. Temos a Rufles com a propaganda produzida pelos seus consumidores apresentada no intervalo do Super Bowl – além do desenvolvimento de novos sabores, a Netflix com o concurso para melhorar o seu sistema de logística, entre outras.
Agora chegou a vez da Nokia. O seu famoso toque de celular esta prestes a mudar. A empresa irá abrir um concurso para estimular os seus consumidores a desenvolver um novo toque. A intenção da empresa é recuperar o interesse pela marca ofuscada pelas suas rivais Apple e Samsung. É a tentativa de recuperar a sua participação de mercado após anos de liderança.
Mas, será que a simples modificação de seu toque (o que pode ser um erro, pois, este som pode ser uma excelente estratégia de marketing multisensorial) será capaz de melhorar a imagem da empresa? Será que os consumidores irão participar do concurso por fidelidade a marca ou pelo valor oferecido? É para pensar, haja vista que o seu problema são os aparelhos que estão ficando defasados tecnologicamente em relação aos seus concorrentes, não o toque de seu celular. É aguardar… façam as suas apostas!!! (clique aqui para ler a matéria da Nokia no Valor Econômico).