Quem foi…? Ralph Starr Butler (1882-1971)


Como o nosso objetivo é desmitificar o marketing nada mais natural que apresentar os principais nomes que contribuíram com o pensamento do marketing. Começamos com Ralph Starr Butler. Sua contribuição deve-se ao fato de ter sido um dos primeiros a usar o termo “marketing” em curso e livros.
Pertencente ao grupo de Wisconsin uma das primeiras universidades a oferecer cursos de marketing, ou distribuição como eram conhecidos na época, no período de 1902-1905. Esta instituição se estabeleceu como um importante grupo que influenciou o pensamento do marketing com pesquisas, obras, cursos, entre outras contribuições para o estabelecimento da área. Nessa universidade, Butler foi professor do departamento de Administração e auxiliou no desenvolvimento dos cursos de extensão que estavam sendo criados no período. Em 1917 abandona as pesquisas acadêmicas e passa a se dedicar a área empresarial. Publicou em 1910 Marketing Methods e Selling and Buying. Sua contribuição, talvez a mais importante, foi um dos primeiros a nomear cursos e obras como marketing, bem como os discípulos que foi criando no decorrer de sua vida acadêmica. Faz parte do Hall da Fama da American Advertising Federation.
Apenas como curiosidade, é o obra de Butler que pesquisei em meu doutorado para entender qual o método usado pelos primeiros pesquisadores em marketing.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *