É natural, pois estamos tratando de uma evolução (ou transformação) natural em termos de consumo brasileiro. Segundo a Pesquisa Nacional do Consciente 2012 (ver matéria ), 37% da população nacional não leva e conta o consumo sustentável – em 2007 este percentual era de 26%.
É natural pois com o aumento do consumo das classes mais baixas da população, o objetivo é apenas adquirir produtos que anteriormente não tinham acesso ou condições financeiras para compra. A preocupação se é um produto sustentável ou não, virá em um segundo estágio em seu processo de compra, ou seja, após ter acesso aqueles produtos que tanto sonhou, talvez (notem… TALVEZ, pois se não existir um investimento intenso por parte dos formadores de opinião, isso pode não acontecer) no momento da troca sua preocupação mude.
É preocupante pois temo uma grande faixa de consumidores entrando no mercado, se tornando formadores de opinião para determinadas classes de produtos que não e preocupam em termos de sustentabilidade. Se não foram conscientizados nesse momento, pode ser tarde demais. É para pesar…