O novo lançamento da Pepsi e o Marketing Societal

Em vários momentos comentamos em relação aos alimentos funcionais, aqueles que além de resolver problemas pontuais dos consumidores (suas necessidades imediatas), ainda auxiliam no bom funcionamento do organismo. É o que Kotler já havia destacado como Marketing Societal na década de 1970, ou seja, são produtos que cuidam do bem estar dos consumidores em longo prazo.
Pensando assim, um dos setores em que existe um campo fértil em oportunidades, devido à intensa crítica da opinião pública (muito mais intensificada na economia digital) em relação aos seus malefícios é o de alimentação, no qual destacamos os refrigerantes.
Ciente desta preocupação e como uma forma de perpetuar os seus negócios, as empresas antenadas no mercado, aqueles que pensam realmente em marketing, se adaptam. Foi o que a Pepsi fez.
Com o objetivo de pensar no bem estar de seus consumidores em longo prazo, esta lançando no Japão uma versão de seu produto que evita o ganho de peso, pois, com a adição de fibras solúveis permite a absorção das gorduras absorvidas pelos alimentos – já pensou poder tomar a sua Coca-Cola, ops, é Pepsi, sem remorso!
Com lançamento previsto para o Japão acredito que  a Pepsi Special poderá ser um grande passo para o setor e, espero que possa contaminar os concorrentes a fazer o mesmo. Boa sacada da empresa.
E, como é natural, daqui a pouco a Coca-cola lançará sua versão – apesar de já ter o Enviga,  refrigerante que promete queimar as calorias.
São estratégias ousadas com o objetivo de proteger mercados que podem entrar em declínio devido a busca dos consumidores por produtos que façam bem a saúde e, a aplicação do Marketing Societal.

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