Propaganda do Classe A

Já esta gerando polêmica o novo comercial do Mercedes Benz Classe A no qual tem como trilha sonora o Hit “Lek-lek”. Bom, se o objetivo da agência era gerar comentários em todas as redes de contato, sejam pessoais ou digitais, eles conseguiram. Todos estão falando a respeito da peça publicitária, muitos contra e outros a favor. Parece uma disputa bem equilibrada no qual, o ponto principal é que as pessoas não estão acreditando como a empresa resolveu usar esta música.
É uma questão de posicionamento. O espaço que a marca ocupa na mente dos consumidores em mercado brasileiro não condiz com o estilo da propaganda.
Bom, se o objetivo era gerar um viral para a marca, conseguiram. Agora se vai reverter em vendas isso é outra história. Muitos irão indagar que nem todas as propagandas têm como objetivo gerar vendas (isso eu sei)!, mas, em um mercado como o automobilístico no qual as empresas brigam palmo a palmo, ou carro a carro, por percentuais de mercado, criar uma campanha apenas para gerar um burburinho… é para se pensar.
Talvez a ideia da empresa foi copiar os famosos (e chatos) pôneis malditos que, para muitos, foi responsável pelo aumento das vendas da montadora. Apenas esquecem de dizer que a Nissan fez investimentos em varias outras estratégias de Marketing para conseguir aumentar sua participação de mercado e não apenas em seu pôneis.
Enfim, é apenas uma propaganda.  Vamos dar um pouco de risada e comentar com os nossos amigos.        

3 thoughts on “Propaganda do Classe A

  1. Samuel Suzuki says:

    Professor, quando eu disse no facebook que achava a matéria da exame tendenciosa, foi justamente por ela não relatar exatamente o que aconteceu, não foram muitas críticas e alguns elogios, o embate de opiniões estava totalmente empatado e hoje o vídeo está avaliado com 10.791 notas positivas e 7.811 negativas.

    O funk deixou de ter seu público alvo somente dentro das periferias, principalmente depois da criação do funk ostentação, muitos jovens da classe A aderiram a este estilo musical.

    A Mercedes possui a fama de ser um carro voltado para "tiozões", ou seja, mesmo os jovens que possuem dinheiro para comprar um, normalmente optam por marcas mais jovens e agressivas.

    Além disso, até os novos lançamentos de 2013, não era possível comprar um Mercedes por menos de 250 mil reais. O novo Classe A vem com preços a partir de 99 mil reais. Este novo carro vai competir com modelos mais populares como: WV New Beatle, novo Hyundai i30, Audi A3, GM Cruze Hatch, Hyundai Veloster e até mesmo o BMW Serie1 entre outros.

    Para mim o objetivo da Mercedes é atingir um segmento mais popular e um público mais jovem, mas sem perder a qualidade de um Mercedes, que com ou sem música, é um quesito decisivo na hora da decisão da compra em comparação aos seus concorrentes diretos.

    Se vai gerar vendas? Também não sei… mas para mim, apesar de também não identificar um grande planejamento de marketing por trás, vejo a ação como positiva.

    Vamos aguardar e ver os resultados.

    Grande abraço!

    Samuel Suzuki

  2. Rodrigo Artes says:

    Sergio, concordo com sua colocação, e também acho bem irritante os pôneis da Nissan, o engraçado disso tudo é que muitos com quem converso lembram dos pôneis malditos, mas não lembram do produto que ele abordava, e alguns não recordam nem que era sobre um carro que o viral falava.

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