Deu o que falar, principalmente nas redes sociais, a proposta de parceria sugerida pelo Burger King ao Mc Donald’s para comemorar o dia mundial da paz. A iniciativa era que as duas rivais deixassem suas desavenças de lado e criassem um lanche que seria metade de cada uma das empresas, uma mistura de Big Mac e Whopper.
Se pararmos para pensar foi uma jogada de mestre do Burger King, afinal quem não quer se aproveitar do líder para alavancar suas vendas e ainda passar a imagem de “bom moço” para a sociedade, não é mesmo? E o mais importante em sua jogada foi tornar a proposta pública por meio das redes sociais. Como sabia que o seu rival não aceitaria tal proposta tal negativa levou a opinião pública a ficar contra o seu rival. Muito bem planejado sua estratégia.
O que o Burger King não esperava, o que podemos considerar que nessa situação o feitiço virou contra o feiticeiro, é que uma rede menor se envolveu, mesmo sem ser convidada, e usando as mesmas redes sociais que deixaram seu oponente em uma situação desconfortável resolveu se prontificar para aceitar a parceria. A rede Girafas se prontificou a aceitar a parceria. O Burger King teve que aceitar a parceria e nesse caso ajudar uma rede menor a se beneficiar de sua estratégia. Caso não aceitasse o convite da rede brasileira, provaria que sua única intenção era oferecer ao Mac Donald’s um presente de Grego, lindo por fora, mas com uma tremenda armadilha em seu interior – o famoso Cavalo de Tróia.
Bom, agora só nos resta aguardar o desfecho dessa estratégia e acompanhar como será um lanche de Burger King e Girafas, será interessante.
Independe dos resultados que virão, gostei muito da resposta do CEO do Mc Donald’s em sua negativa para tal parceria: “apenas um telefonema poderia ter resolvido a situação”. Eu concordo com ele, se a inciativa do Burger King fosse verdadeira não haveria a necessidade de deixar público seu pedido. Nessa briga de gigantes suas ações são um pouco controversas e todo cuidado é pouco, ainda mais quando tratamos do poder que as mídias sociais possuem no sentido de influenciar as pessoas.