Quando pensamos e marketing talvez não exista conceito mais importante que Posicionamento… ou talvez tenha, Segmentação de Mercado, Comportamento do Consumido e… Posicionamento. Mas, note, todos eles levam ao Posicionamento.
Em épocas nos quais esta cada vez mais difícil manter a atenção dos consumidores, somente aquelas marcas mais estabelecidas, ou seja, aquelas marcas que já conseguiram um espaço cativo na mente dos consumidores conseguirão chamar atenção em suas estratégias mercadológicas. Somente aquelas marcas familiares as consumidores conseguirão despertar gatilhos que consigam despertar certas emoções no consumidor e fazer com que ele venha a prestar atenção aquela marca. Isso é a força do Posicionamento. Mas, como se posicionar de forma adequada no mercado e garantir um espaço na mente dos consumidores?
Com os conceitos chaves mencionados no início. Primeiro devemos Segmentar o mercado de forma estratégica para identificar o público alvo da organização. Depois realizar um estudo do Comportamento do Consumidor para entender não apenas como ele compra, mas também para saber o que considera como importante no momento da compra, que será para a empresa o diferencial que irá ofertar ao mercado, e por último, com base nesse diferencial, deve-se estabelecer o seu Posicionamento.
Mas lembre-se, o seu Posicionamento deve ser de fácil entendimento para os consumidores, e sua empresa deve ter condições de entregar esse diferencial.
Para demonstrar o seu Posicionamento, “Abra a Felicidade” a Coca-Cola mostra várias histórias interessantes sobre felicidade, e note, em sua maioria, o produto quase não aparece. Belo posicionamento.
Agora, veja essa ação e procure não ser contagiado pelas risadas…..
Ainda usam os Neurônios Espelho para nos contagiar….