A copa do mundo acabou na semana passada, é uma pena, pois gosto muito do evento. Parece que ficamos meio órfãos. Pena que a nossa seleção não tenha entregado tudo aquilo que gostaríamos. Bom, eu acho que merecíamos um pouco de alegria, mas enfim, futebol é assim mesmo.
Toda copa do mundo eu faço uma lista, apenas por curiosidade, verificando quais são as marcas esportivas que estampam as camisas das seleções. Esta copa não foi diferente, afinal, marketólogo, sempre marketólogo. Não sabia no que prestar mais atenção, se nos jogos ou nas marcas presentes, tanto nas camisas das seleções, como nas propagandas expostas no estádio. Vamos aos números que levantei.
Nós tivemos 32 seleções presentes na copa do mundo da Rússia. O número de marcas esportivas presentes nesta edição foram 8 : Adidas com o patrocínio de 12 seleções; Nike na vice liderança com 10 seleções; a Puma ficou com 04 seleções; New Balance com 02 seleções; Errea, Hummel, Uhisport e Umbro com 01 seleção.
Como já era de se esperar temos a supremacia das grandes marcas. A Adidas ficou com 38% das seleções e a Nike com 31%. Mas, mesmo com essa supremacia, qual foi a marca que apareceu em um maior número de jogos? Teoricamente, seria a Adidas, mas como isso depende do resultado dos jogos, será que está superioridade foi apresentada nos jogos e na exposição?
Em relação aos grupos da primeira fase, a divisão das marcas foi a seguinte: Grupo A – 02 seleções patrocinadas pela Adidas, 01 da Nike e 01 da Puma; Grupo B – 03 seleções da Adidas e 01 da Nike; Grupo C – neste a Adidas não esteve presente, sendo 02 da Nike, 01 da Hummel e 01 da Umbro; Grupo D – 02 da Nike, 01 da Adidas e 01 da Errea; Grupo E – 02 da Puma, 01 da Nike e 01 da New Balance; Grupo F – 03 da Adidas e 01 da Nike; Grupo G – Adidas, Nike, New Balance e Uhisport; Grupo H – 02 da Adidas e Nike e Puma com 01 seleção. Com as combinações de jogos na primeira fase, Adidas e Nike não estiveram presentes em apenas 05 dos 48 jogos.
Na segunda fase, ou as oitavas de final, tivemos apenas 16 seleções, sendo 08 seleções, a metade com patrocínio da Adidas, seguido pela Nike com 05 seleções, Puma com 02 e Hummel com 01 seleção. Proporcionalmente falando a vitória seria da Puma, porque patrocinou apenas quatro das 48 seleções, e 50% passou para a segunda fase. Ótimo retorno.
Nas quartas de final tivemos 08 seleções. Neste momento, como uma boa partida de futebol, tivemos uma virada de placar. A Nike ultrapassa a Adidas, ficando com o patrocínio de 04 seleções, contra 03 da rival. A Puma ficou com 01 seleção – mais uma vez destaque para a Puma.
Nas semifinais a vantagem da Nike aumenta, pois ficou com o patrocínio de 03 seleções contra apenas 01 da Adidas. Fato que acabou se repetindo nas finais, com duas seleções com a camisa da Nike, o momento mais importante do evento. A Adidas apareceu apenas na decisão de terceiro e quarto lugar.
Desta forma qual foi a marca de material esportivo que mais apareceu nas transmissões? Note que não estamos considerando o tempo dos jogos, visto que tivemos algumas partidas com decisão na prorrogação e nos pênaltis, e também consideramos apenas o patrocínio das camisas, visto que a Adidas é patrocinadora oficial da Copa no Mundo, sendo assim, tanto a bola que foi usada em todos os jogos, bem como as propagandas que passavam nas placas publicitárias ao redor do gramado também eram da empresa alemã. Assim, o placar dos patrocinadores, tendo como base o número de jogos que sua marca foi exposta:
Adidas 39 X 41 Nike
Que estudo legal Sérgio! Vale lembrar uma outra sacada da Puma que foi patrocinar o Maradona, ele sempre aparecia com a camisa da Puma. Diferente das outras copas acho que essa tinham muitas marcas desconhecidas para nós nos patrocínios, algumas sequer se deram ao trabalho de colocar a marca em inglês, marcas chinesas dominando o mercado e mantendo a própria cultura!