Para quem gosta, como eu, de entender o comportamento do consumidor, é uma excelente leitura. Tendo como base a psicologia evolutiva, mostra como os nossos comportamentos “evoluíram” (ou talvez nem tanto assim) de nossos ancestrais até os dias atuais. Apresenta uma visão interessante em relação a teoria de caçador e coletora presente nos momentos de […]
Este é um clássico… bem antes de todas as tecnologias que nos ajudam a entender o comportamento do consumidor no PDV, o autor já se aprofundava em entender estes processos. Li este livro logo que foi lançado, mas sempre volto quando preciso de alguns insights. Paco Underhill – Vamos as compras.
Para os meus alunos que sempre pedem sugestão de leitura… este é interessante. Pequenos dados, grandes ideias. Gosto muito da forma pelo qual o autor aborda temas de estudo do comportamento do consumidor, recomendo.
Dica de leitura. Uma abordagem inteligente no mundo digital. Gosto dos exemplos que usa para explicar as abordagens digitais. Marketológos, vale a leitura.
Uma marca forte significa…? Bom esta deve ser uma pergunta fácil de responder. Analisando estudos em relação as estratégias usadas para se construir uma marca forte, você pode seguramente afirmar que uma marca forte serve, entre tantas vantagens, para diferenciar o produto em relação aos seus concorrentes diretos e indiretos, como também para identificar um […]
O experimento foi i seguinte: perguntaram a um grupo de alunos se eles preferiam ganhar US$ 100,00 agora ou US$ 115,00 daqui a trinta dias. O que você preferiria? Bom, se for como a maioria dos pesquisados, irá escolher a primeira opção, receber o valor imediatamente, afinal, como diz o ditado, “é melhor um pássaro […]
Na década de 1980 com a intensificação na briga pela predominância dos computadores pessoais em mercado norte americano, a Apple, sim ela mesma, aquele que você acompanha revolucionando a comunicação digital, desenvolveu uma estratégia que se tornou muito famosa no mundo do Marketing. De forma explícita escolheu quem seria o seu inimigo no mercado, a […]
Porque temos uma atração natural, e quase involuntária por rostos? Porque quando expostos a uma mensagem publicitária que aparece uma pessoa, seja usando o produto ou o apresentando, uma das primeiras coisas que procuramos é o rosto da pessoa? Bom, o Neuromarketing pode, por meio de suas pesquisas, evidenciar um de nossos mais remotos instintos […]
A copa do mundo acabou na semana passada, é uma pena, pois gosto muito do evento. Parece que ficamos meio órfãos. Pena que a nossa seleção não tenha entregado tudo aquilo que gostaríamos. Bom, eu acho que merecíamos um pouco de alegria, mas enfim, futebol é assim mesmo. Toda copa do mundo eu faço uma […]
Meu momento UAU!!! Acho que o grande objetivo de qualquer empresa, produto ou marca é chegar ao que nós marketologos chamamos de momento “uau”. Mas o que é isso? Por mais que esteja constantemente presente na literatura mercadológica é complicado explicar este conceito. Acho que só quando passamos por esta experiência é que conseguimos expressá-la […]