Se você ficou em dúvida no momento de responder, ou se não possuí um Serviço de Atendimento ao Consumidor em sua empresa, acho que está no momento rever suas estratégias mercadológicas. Caso em sua empresa exista este departamento, você naturalmente respondeu operacional, pois, sua responsabilidade é aplicar ou ajudar na aplicação das estratégias de Marketing […]
Cada vez que o mercado torna-se maduro, cresce a necessidade das empresa em ir além. Ir além dos produtos oferecidos, de suas propagandas tradicionais, de sua forma de relacionamento com os consumidores, da cópia simples dos concorrentes, das formas de distribuição, enfim, ir além do que o mercado se espera. Tem que existir a busca […]
Que o objetivo de Marketing é satisfazer as necessidades e desejos dos consumidores, agregar valor ao seu produto ou marca, diferenciá-lo dos concorrentes e ter uma filosofia centrada no consumidor, isso todo mundo já sabe, mas o que você está fazendo em seu dia a dia para ajudar o Marketing de sua empresa? Como já […]
Em muitos momentos de nossa vida de marketólogos precisamos de informações pontuais e, acima de tudo, confiáveis. Com tantos dados disponíveis na rede fica difícil saber em qual confiar, não é mesmo? Um dos meus locais preferidos para pesquisa é o portal do Marketing (http://www.portaldomarketing.com.br). É um local muito bom para pesquisas e administrado por […]
Entender o comportamento do consumidor é uma das tarefas mais desafiantes que existe. Isto devido ao fato que nós, não apenas como consumidores, mas também, como pessoas, estamos em constantes mudanças. Mudanças em nossa forma de pensar, de agir e, em nosso caso específico de se relacionar com as empresas. Ainda bem, pois se estas […]
O que diferencia uma empresa vencedora, aquela que é capaz de se adaptar as intensas mudanças que ocorrem na sociedade, é a sua capacidade de se reinventar. É a habilidade de questionar a seu negócio permanentemente. É o ato de pensar todo dia em Marketing, debruçar-se todo o momento sobre o seu mercado para verificar […]
Em épocas de alta conexão entre empresa e consumidores, consumidores e empresa e, consumidores e consumidores, nada melhor que uma estratégia de Marketing boca a boca para alimentar os burburinhos positivos em relação ao seu produto, marca ou empresa. Agora, por se tratar de um assunto tão importante, deve ser muito bem planejado. O livro […]
O Marketing é simples. Basta uma visão atenta para que possamos percebê-lo à todo momento em nosso dia-a-dia. E o mais importante, com uma simplicidade e eficiência que nem as grandes corporações, com seus vastos investimentos, nem sempre conseguem aplicar, principalmente pela distância que procuram manter de seus consumidores. Para exemplificar, contarei o caso de […]
Em épocas de fragmentação das mídias e “briga” pela atenção dos consumidores, o que vale é a criatividade. Apenas cuidado para não matar o consumidor do coração! Colaboração do Prof. Bandeira
Parabéns para você que…. Consegue ler o mercado Identifica necessidades e desejos Pensa no cliente em primeiro lugar Promove produtos melhor que ninguém Esta presente em todos os lugares com uma oferta diferenciada Sabe o preço a ser cobrado de cada consumidor Posiciona-se de uma forma distinta Não trata os clientes como iguais Sabe que […]