O caçador e a Coletora

Entender o comportamento do consumidor é uma das atribuições das mais importantes para um profissional de Marketing. Pode até parecer frase feita, pois, com toda razão, muitos podem argumentar que pensar em termos de preço, promoção, ou a distribuição com o desenvolvimento dos meios virtuais, são os mais importantes. É claro que muito dependerá do […]

Um mercado em evolução?

Muitas vezes me perguntam como satisfazer as necessidades e desejos dos consumidores para assim conseguir ter uma empresa orientada para o Marketing. Em algumas situações não tenho tempo de explicar as bases de um processo mercadológico (como eu gostaria de explicar), portanto apenas respondo: Faça o básico. Cumpra o que prometeu. Vejo o ar de […]

Nova propaganda do Red Bull

Muito interessante à nova propaganda do Red Bull. Achei muito boa a ênfase em seu posicionamento mercadológico. Agora esta mais ligada aos verdadeiros atributos que a marca pretende passar ao mercado. Substituíram as campanhas recheadas de humor (que também eram boas e também transmitiam seu posicionamento, mas forma diferente) por uma mensagem voltada à superação, […]

Ranking das Marcas mais valiosas segundo a Interbrand

Como todo ano segue o ranking atualizado das marcas mais valiosas segundo o Interbtrand. Cabe destaque a hegemonia da Coca-Cola, ascensão da Apple, a antiga briga pela segunda colocação da IBM e Microsoft, e a quantidade de marcas relacionadas a tecnologia. Em 2012 já são sete empresa de tecnologia no ranking das 10. 

As pessoas não sabem o que querem…

Steve Jobs certa vez disse: “As pessoas não sabem o que querem, portanto, por que perder tempo lhes perguntando?”, ou então Akio Morita. O lendário CEO da Sony dizia que as empresas que devem saber o que os consumidores desejam, pois, são elas que detêm a tecnologia e conhecem os seus limites, assim saberiam para […]