Em um mercado em continua transformação como o brasileiro são várias oportunidades que aparecem a cada dia. Mas, para aproveitar estas oportunidades cabe aos gestores a habilidade de ler o mercado de uma forma mais efetiva que os seus concorrentes e, naturalmente, tratar de forma diferenciada cada mercado em que atua. É saber que o […]
O uso da mala direta, um das ferramentas de marketing direto , esta com os dias contados. Se antes a simples compra de um cadastro de clientes significava um baixo investimento com um alto retorno, acabou por se tornar uma forma invasiva de entrar em contato com os clientes. Chegamos a um ponto em que […]
Vivemos um momento interessante em termos mercadológicos. A infinidade de mudanças em termos de comportamento do consumidor com o uso das tecnologias digitais estão deixando os gestores um pouco confusos. A moda agora é investir no ambiente virtual. Certo, ou melhor, certíssimo, mas não deixe de lado os outros itens de seu mix de marketing. […]
Muito boa a estratégia de marketing dos biscoitos Trakinas. Aproveitando-se do licenciamento do filme A Era do Gelo 4, criou uma versão … gelada de seu produto e, também, limitada. Uma sinergia adequada. O produto remete a história do filme, esta ligada as crianças que são o seu público alvo e, é uma edição limitada […]
Entender o comportamento do consumidor no momento da compra não é tão fácil como parece. Entrar, literalmente dentro da cabeça dos consumidores é um processo complexo mas, por incrível que possa parecer, são as próprias empresas que estão deixando mais complicado a decisão de compra com esta enxurrada de produtos que são colocados a nossa […]
Como é de conhecimento da maioria (ou esperamos que seja a maioria), o marketing pode ser considerado como a área de conhecimento que tem por objetivo estudar o mercado para identificar as necessidades e desejos de seus consumidores para que possam satisfazê-las por meio de um produto ou serviço. Apesar de sua simplicidade em termos […]
O fato de algumas empresas conseguirem se destacar no mercado, manter um crescimento acima de seus concorrentes e criar novos mercados em ambientes saturados, não é novidade para ninguém. Todos nos conhecemos alguma empresa que conseguiram este intento. O nosso desafio é aprender com estas empresas e tentar replicar o modelo de sucesso. Pensando desta […]
Para aqueles que gostam de surpreender os consumidores em uma estratégia de comunicação, segue uma ação realizada pela Super Bonder de Marketing de Guerrilha – estratégias de baixo custo e alto impacto. Notem que foram criativos (souberam trabalhar a curiosidade das pessoas e aquela mania de tentar retirar uma moeda colada no chão – quando crianças […]
No livro Sundae de Almôndega, o autor Seth Godin faz uma explanação muito interessante em relação as mudanças pelas quais a área de marketing passa. Sua abordagem é interessante para que possamos pensar nos caminhos percorridos pelo marketing e, para tentar entender qual o caminho seguirá…. (Baseado no livro Sundae de Amôndega – Seth Godin)
Todo ano o Interbrand faz um ranking das marcas mais valiosas do mundo. Em uma de minhas aulas realizei um levantamento histórico deste ranking, considerando as 10 mais valiosas, à partir de sua primeira edição para entender, não apenas a evolução em termos de valor das marcas, mas também para verificar as transformações do mercado […]