O Novo e o Velho Marketing

No livro Sundae de Almôndega, o autor Seth Godin faz uma explanação muito interessante em relação as mudanças pelas quais a área de marketing passa. Sua abordagem é interessante para que possamos pensar nos caminhos percorridos pelo marketing e, para tentar entender qual o caminho seguirá…. (Baseado no livro Sundae de Amôndega – Seth Godin)

É natural…mas preocupante – brasileiros se preocupam menos com sustentabilidade.

É natural, pois estamos tratando de uma evolução (ou transformação) natural em termos de  consumo brasileiro. Segundo a Pesquisa Nacional do Consciente 2012 (ver matéria ), 37% da população nacional não leva e conta o consumo sustentável – em 2007 este percentual era de 26%. É natural pois com o aumento do consumo das classes […]

A Coca-Cola surpreendendo mais uma vez…

Não é a primeira vez que digo que uma das empresas que melhor entenderam as novas formas digitais de comunicação foi a Coca-Cola. É um exemplo  ser estudado, por ser  um ótimo caso de como uma empresa consegue , melhor que as concorrentes, acompanhar todas as mudanças, intensas diga-se de passagem, em relação ao comportamento […]

O Mundo (mercadológico) é das Mulheres?

Sim… sem dúvida alguma. Mas, como sempre menciono em minhas aulas, algumas empresas ainda teimam em não aceitar esta condição. Acreditam que grande parte da decisão de compra ainda é do homem e direcionam todas as suas estratégias de marketing para este público – um grande engano. Teimam e assim, estão perdendo ótimas oportunidades de […]

Uma interessante ação da Coca-Cola

Sempre que pensamos em uma ação para o fortalecimento de marca, devemos ter em mente um alinhamento mercadológico. Não adianta uma estratégia  inusitada que irá gerar muito buzz  nas redes sociais, mas que não demonstre os valores da marca. A Coca-Cola, com o seu posicionamento de “Abra a Felicidade” conseguiu transformar este conceito em uma adequada ação de marketing. Este vídeo […]

Como a Danone Conquistou o Nordeste

Matéria da revista Exame (07/03/2012) mostra, didaticamente, o que é uma empresa atenta as oportunidades de mercado e, naturalmente, uma empresa que pensa em termos de marketing e conseguindo aproveitar as oportunidades do mercado. Com uma estratégia mercadológica bem delimitada e focada no consumidor a DANONE assumiu a liderança em vendas de iogurtes no nordeste. […]