Desmistificando, ou tentando desmistificar, o consumo da baixa renda

Foi veiculada na revista Exame uma matéria interessante, em termos de marketing e de comportamento do consumidor. Trata da dificuldade que algumas empresas enfrentam para atender aos consumidores das classes C e D, e aproveitar esta oportunidade de mercado. Mostra como falta um pensamento voltado para os consumidores (ter pensamento em marketing), e uma visão […]

Desmistificando o Marketing de Guerrilha

Muito é falado à respeito das estratégias de Marketing de Guerrilha, ainda mais com a intensificação das mídias digitais. Mas, cabe ressaltar que estas estratégias, cada vez mais usual no mercado, não necessariamente são relacionadas às mídias digitais, que servem apenas para intensificar a comunicação, atingindo grupos específicos de consumidores com uma rapidez maior. Marketing […]

Desmistificando o PDV

Realmente vivemos em um período de profundas transformações. Já ouvi falar em várias “revoluções” pelas quais passamos, em meu caso em particular em relação às empresas nas quais pesquiso há um bocado de tempo (e olha que não sou tão velho assim…). Já ouvi profecias de que vários setores estavam com os seus dias contados. […]

O gigante não esta mais adormecido…

Eu iria escrever á respeito do marketing de guerrilha da Renner, sobre o uso de formadores de opinião e outras estratégias. Bem, enquanto pensava, encontrei esta propaganda (ver) e não resiti a tentação…Sempre gostei das propagandas Johnnie Walker (o comercial do androide é muito, mas muito bom) e, essa com certeza, entrará para a minha […]

As Marcas mais Valiosas do Mundo – 2011

Foi anunciado pela Interbrand o ranking das empresas mais valiosas do mundo (ver lista) em 2011. Algumas posições não são surpresas para nós, como a liderança mantida pela Coca-Cola. Desde que esta ranking foi criado, a marca de refrigerante continua firme em sua liderança. Por que será? A novidade é que a Apple entrou pela […]

Marcas Próprias

Acabei de ler uma matéria interessante á respeito de marcas próprias – aqueles produtos que levam o nome das grandes redes varejistas – no site do Meio&Mensagem (ver matéria). Para aqueles que me conhecem sabem muito bem que sempre tive uma posição contrária a esse tipo de estratégia comercial. Sempre achei que as organizações poderiam […]

Dicas de Leitura

Para quem gosta de comportamento do consumidor e entender, um pouco, o funcionamento da mente dos consumidores vale a leitura do livro MOMENTO DECISIVO – O funcionamento da mente humana no instante da escolha, de Jonah Lehne. Apesar de ser bastante técnico, apresenta vários exemplos que ilustra as formas pelas quais tomamos nossas decisões. O […]