O contra-ataque da Coca-Cola

Depois de assistir de camarote o sucesso da H2OH!, de sua arqui-rival Pepsi, a Coca-Cola resolveu contra-atacar com todo o estilo de uma poderosa multinacional, (investimento maciço de propaganda nos veículos de comunicação de massa e nos pontos de venda), com o lançamento da Coca Zero. Esta briga de titãs é um manancial de estratégias […]

Criando um mercado – O Caso H2OH!

Um dos maiores sucessos deste verão é o refrigerante ou água gaseificada com um leve sabor de limão H2OH! da multinacional Pepsico e distribuído no Brasil pela Ambev. Mas, o que torna tão interessante este exemplo de mercado? Já não temos tantos outros refrigerantes que com um investimento pesado nas mídias tradicionais se tornaram um […]

A Zeca-Feira

Você já deve ter notado a irreverente campanha promocional da cerveja Brahma intitulada Zeca-feira, com várias outras continuações como o Happy hour e o Brameiro. Esta campanha possuiu vários ingredientes interessantes que nós, marketólogos e administradores adoramos analisar e nos ajuda a um melhor entendimento desta importante área de conhecimento, que é o nosso objetivo […]

O que é Marketing?

A Ford antenada nas mudanças em termos de comportamento do consumidor brasileiro identificou uma necessidade insatisfeita no mercado ao perceber que os consumidores brasileiros estavam interessados em automóveis no estilo Off-road , comum nos EUA e na Europa e conhecido como carros robustos, potentes, luxuosos, com tração nas quatro rodas e com um preço elevado […]