Sei que é complicado falar de Marketing em meio a uma das maiores crises que já passamos na história recente da humanidade, mas tenho que ressaltar dois pontos importantes para você que está lendo esta postagem. O primeiro é que muitas pessoas estão me perguntando o que fazer em termos de Marketing, e também, a minha certeza que esta crise irá passar, e seremos os protagonistas, para as futuras gerações, como os responsáveis por superar esta difícil momento e construir uma história de perenidade, tanto social como no ambiente empresarial. Foram estes fatores que me incentivaram a escrever esta postagem, portanto, acredito que as empresas devem pensar o seu Marketing em épocas de pandemia tendo como base norteadora os seguintes preceitos:
O Marketing deve ser… Marketing: talvez, em toda a história do Marketing no Brasil, nunca tivemos a oportunidade de realmente se voltar aos preceitos centrais em Marketing, ou seja, satisfazer as necessidades e desejos de seus consumidores e trabalhar, com todo o seu esforço organizacional para tonar os seus clientes pessoas melhores. As estratégias de Marketing no Brasil são em sua grande maioria voltadas a venda. Neste momento sua empresa deve ajudar os seus consumidores com soluções melhores, compreender seus verdadeiros anseios e principalmente, suas dores em uma época tão difícil como a que presenciamos. A venda deve ser uma consequência, jamais o foco principal. Não use, de forma alguma, suas plataformas de comunicação para oferecer uma venda, pense apenas em auxiliá-los, conduzi-los a melhores caminhos. Apresente-se como uma organização que esta ao lado dos clientes. Lembre-se que esta fase vai passar, e quando isso acontecer, aquelas empresas que pensaram (ou mudaram sua forma de agir) em termos estratégico com foco em Marketing estarão na frente. Se mudar sua forma de pensar neste momento fará com que fique impregnado em seu colaboradores tal filosofia empresarial, e será mais fácil manter este direcionamento estratégico quando a crise passar. Aproveite bem esta oportunidade e repense suas estratégias.
Seja um guia: quando estamos em uma situação que aparentemente não encontramos uma saída o que esperamos? Alguém que nos guie, que nos ensine o melhor caminho, que nos mostre qual a melhor saída. Este é o papel de sua empresa neste momento, ser o guia para ajudar os seus clientes a passar por esta fase. Nós precisamos de empresas que estejam juntas conosco, que nos apoiem. Esqueça o espírito capitalista, pense apenas em ajudar os seus consumidores a superar este momento crítico. Grandes histórias são feitas de superação e toda superação tem alguém (um guia) para ajudar. Este deve ser o espaço (papel) que sua marca deve ocupar, o guia que ajudou os clientes a superar esta fase crítica. Ele ficará muito agradecido e jamais esquecerá da sua organização.
Fortaleça sua marca: em momentos como esse os clientes não têm tempo, opção ou recursos monetários para uma pesquisa pormenorizada em relação as ofertas, a sua primeira opção será as marcas consolidadas. Somente se não tiver condições financeiras ele irá buscar outras opções mais adequadas ao seu bolso. Esta busca é uma forma de garantir a sua escolha, uma questão de segurança. Mas, e se a sua empresa não possuir uma marca forte? Ótimo, aproveite esta oportunidade para se solidificar na percepção de seus clientes. Como? Seja um guia, esteja o lado de seus consumidores como aquela marca que esteve ao seu lado em um momento tão difícil. Não procure vender, procure auxiliar. Não caia na falácia de achar que os clientes esquecerão o que você fez porque brasileiro não tem memória. Podemos até ter pouca memória para lembrar de empresas, mas o ser humano não esquece de quem o ajudou, isso é da natureza humana.
Invista em seus consumidores: sei que os investimentos estão mais escassos, mas na medida do possível procure facilitar a vida de seus clientes. Lembre-se que ele sempre esteve ao seu lado, agora é a sua vez de retribuir. Compreenda que eles estão mais impacientes (melhores os seus relacionamentos, ainda mais os virtuais), procure ouvir os seus problemas (em muitas situações é apenas isso que ele deseja, ser ouvido), refaça o seu estudo da jornada do cliente, porque, esta jornada mudou e talvez nunca volte a ser com antes. Invista em relacionamentos, não em vendas.
Foco no social: cada dia me emociono mais com a atitude de marcas fortes no mercado neste momento tão crítico. Cada uma, dentro de suas possibilidades, estão se esforçando para ajudar aos mais necessitados. Muitos alegam que é oportunismo, eu prefiro ser mais otimista, e acredito na máxima que em momentos difíceis nós identificamos o verdadeiro valor, seja de pessoas ou empresas. E aquelas organizações que possuem um propósito forte e delimitado estão arregaçando as mangas e contribuindo para a sociedade, siga estes exemplos. Agora, se a sua organização não tem condições financeiras para angariar recursos, contribua facilitando o processo. Muitas pessoas estão tentando ajudar, mas não sabem como. É neste ponto que sua empresa pode contribuir. Se coloque como a organizadora de contribuições, isso já é uma ótima forma de fazer a sua parte para o bem maior da sociedade.
Para terminar, tenho certeza absoluta que esta situação vai passar, não sabemos em quanto tempo, mas como tudo em nossa vida, passará. Muitas empresas não sobreviverão, infelizmente. O cenário de consumo vai mudar de uma forma nunca presenciada e, como em pleno ambiente Darwiano, apenas as mais fortes e adaptáveis sobreviverão. Acredito que serão aquelas que pensam adequadamente em Marketing.
Vamos aguardar, ser otimistas, e nos preparar para este novo contexto, esta nova história que está sendo construída. Após este momento seremos pessoas melhores. E espero que um Marketing melhor.
Ahhh, que saudades das suas aulas!
Estamos em meio a maior incerteza de nossas vidas e vemos claramente que o mundo digital tem nos auxiliado e socorrido a todo instante.
Certamente muitas empresas e empreendedores terão que se adaptar a esse “novo”, já alertado lá atrás, quando pensava-se em futuro e os APPs começaram a brotar tipo uma coleção em nossos smartphones.
O mundo está digital, o dinheiro é virtual e a tecnologia nossa grande aliada.
Esse é o melhor momento para permanecer na palma da mão dos clientes.
Digi é agro
Digi é tech
Digi é tudo
Rsrsrsrs
Obrigada pelas suas palavras
Oi minha amiga, muito obrigado por suas colaboração. Opiniões sempre pontuais. Saudades minha amiga.