Desmistificando o PDV

Realmente vivemos em um período de profundas transformações. Já ouvi falar em várias “revoluções” pelas quais passamos, em meu caso em particular em relação às empresas nas quais pesquiso há um bocado de tempo (e olha que não sou tão velho assim…). Já ouvi profecias de que vários setores estavam com os seus dias contados. Mas, simplesmente houve uma adaptação darwiniana e, os sobreviventes estão muito mais fortes do que nunca.
Ainda falando de revolução, para mim a mais importante foi a Revolução Industrial que, esta sim, modificou a economia e foi responsável pelo momento que vivemos hoje. E, sabem de uma coisa, estamos vivendo uma nova revolução nos mesmos moldes daquela do início do século passado. Talvez, por sermos os atores dessa revolução, não conseguimos identificar a sua importância, mas pode ter certeza que seremos invejados pelas gerações futuras por termos feito parte deste momento.
Para quem gosta de observar, tanto as pessoas como as empresas, não existe momento melhor do que esse. A cada dia percebemos novas estratégias de marketing usadas para que as empresas consigam se adaptar as novas mudanças. Com a intensificação dos relacionamentos digitais é natural pensar que as lógicas físicas estejam com os dias contados, não é mesmo? Quase… as empresas agora estão se reinventando para tornar o PDV muito mais interessante do que o mundo digital.
Algumas empresas estão usando várias estratégias muito interessantes. Estão usando histórias para criar uma experiência inesquecível para os clientes e para envolvê-los no processo – uma loja de chocolates ambientou suas lojas como se fosse uma fábrica de chocolates. A Asics desenhou sua loja com os designs de seus tênis, o uso de olfato para a criação de um clima que trabalhar com outros sentidos em uma estratégia de Marketing Multisensorial, enfim, acho melhor que leiam a matéria que é muito mais rica do que a minha descrição (para ler a matéria).
Enfim, são transformações espetaculares, basta apenas observar e aprender com elas…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *