Você que me conhece deve estar achando estranho esta recomendação, afinal, sabe que não gosto muito da palavra “marqueteiro”, mas a culpa não é do autor, foi apenas uma questão de tradução. E, em relação ao autor, é um dos meus preferidos, falta apenas dois livros para ler e completar todas as suas obras. Gosto de sua abordagem e da forma pela qual pensa em Marketing. Este livro apresenta uma abordagem muito interessante do Marketing, argumentando que um bom marketólogo é aquele que conta histórias que envolvem o seu mercado, e que os clientes não compram produtos, mas a história que contamos para eles. Para que estas histórias tenham sucesso devem se enquadra na visão de mundo de sua comunidade de consumidores. Para o autor, Marketing é a arte de disseminar ideias – e mudar o mundo por meio destas histórias (concordo com este poder que o Marketing possuí e ainda mais nas possibilidades que temos de contribuir para uma sociedade melhor), e assim, apresenta os passos para atingir este objetivo.
Para quem gosta de casos de Marketing, é um prato cheio, porque o autor usa deste método para explicar suas orientações. Fala com muita propriedade de comportamentos do consumidor, Marketing estratégico, segmentação de mercado, posicionamento, tudo de forma sistêmica para ajudar os leitores a entender como as empresas podem interagir melhor, e satisfazer as necessidades de seus mercado. É uma linguagem muito fácil e uma leitura muito agradável. Vale a pena. E o mais interessante, mesmo sendo um livro de 2005 ainda é muito atual, este é o poder das boas ideias, é atemporal.