Olá meus amigos, voltamos as dicas de leitura de Neuromarketing. Como se trata da quarta postagem, já temos 20 livros em nossa lista que tratam direta ou indiretamente de Neuromarketing e servem como base para uma adequada investigação do comportamento do consumidor. Bom… vamos a elas:
Comportamento do consumidor: a anatomia e fisiologia do consumo – Pedro Camargo. Um importante autor brasileiro em Neuromarketing. Gosto muito de sua abordagem biológica e antropológica do comportamento do consumidor. Neste livro temos os conceitos introdutórios em Neuromarketing de uma forma muito completa.
Brand Sense: segredos sensoriais por trás das coisas que compramos – Martin Lidstrom. Para quem gosta de Marketing Sensorial este é um livro que você deve ter em sua biblioteca. Sua abordagem de “quebrar” a marca é fantástica e sempre uso esta analogia em minhas palestras. Nos ajuda a entender como podemos usar os cinco sentidos para potencializar a experiência do consumo.
As três mentes do neuromarketing – Marcelo Peruzzo. Outro autor brasileiro de destaque no estudo em Neuromarketing. Tem uma abordagem muito interessante ao tratar o cérebro Trino com uma excelente analogia ao se referir a estas importantes partes do cérebro que delimitam nossos comportamentos não conscientes. Também, é muito interessantes os experimentos realizados com Eye Tracking que o autor demonstra na obra.
Vamos às compras! : a ciência do consumo nos mercados globais – Paco Underhill. Um clássico!!!! Eu já li duas vezes este livro. Seus exemplos são fantásticos, exemplos estes advindos de sua consultoria ao redor do mundo. Como um antropólogo do consumo o autor apresenta inúmeras dicas para que possamos trabalhar as estratégias de Marketing e vendas no ponto de venda. Livro recheado de exemplos, cientificamente comprovados, do comportamento do consumidor e de nossas percepções no ambiente de consumo.
Afinal, o que os clientes querem?: o que os consumidores e os concorrentes não sabem – Gerald Zaltman. Outro clássico. Uma das primeiras obras que tratam de Neuromarketing. Alguns pesquisadores indicam esta obra como a primeira a tratar esta área de conhecimento como Neuromarketing. Muitos dos conceitos desenvolvidos pelo pesquisador serviram de base para muitos outros estudos da moderna ciência do consumo.