Paco Underhill em seu célebre livro “Vamos às compras” menciona os problemas que existem quando os homens acompanham as suas mulheres nas compras. Devido as diferenças comportamentais entre os sexos, enquanto os homens são mais diretos, as mulheres possuem a habilidade de pesquisar com mais afinco. Com estas diferenças, existe uma tremenda guerra. Enquanto as mulheres pedem para descer todos os sapatos da vitrina, os homens ficam com aquela cara emburrada e olhando a todo momento para o relógio.
O autor menciona que uma estratégia interessante (já feito por algumas empresa) seria criar uma área exclusiva para que os homens pudessem se distrair enquanto as mulheres fazem as suas compras – da mesma forma que existe uma área destinada as crianças. Com esta iniciativa, as mulheres ficariam mais livres e os companheiros, menos irritados.
Foi o que fez a Ikea (veja matéria) criando um espaço onde oferece cachorro-quente de graça, jogos de Xbox, máquina de pinball e canais de esporte na televisão, tudo para deixar os maridos menos entediados e as mulheres mais propensas a comprar. Assim, enquanto as mulheres compram… os homens se divertem.
Ótima estratégia.