Época de quarenta é momento de reflexão e aprendizado, portanto nada melhor que aprender um pouco de Marketing com casos de sucesso, com os clássicos do Marketing, afinal, como sempre menciono, se você deseja ser um bom profissional na área você tem que conhecer os clássicos, não tem outro forma de se destacar no mercado.
Para aqueles que já assistiram minhas aulas, ou leram os meus livros, sabem da minha predileção por esta campanha, a famosa PENSE DIFERENTE lançada pela Apple em 1997. Gosto tanto desta campanha que fiz a transcrição na integra em meu livro sobre marca, e a replico aqui:
“Isto é para os loucos. Os desajustados. Os rebeldes. Os criadores de caso. As peças redondas nos buracos quadrados. Os que vêem as coisas de forma diferente. Eles não gostam de regras. E eles não têm nenhum respeito pelo status quo. Você pode citá-los, discorda-los, glorificá-los ou difamá-los. Mas a única coisa que você não pode fazer é ignorá-los. Porque eles mudam as coisas. Eles empurram a raça humana para frente. Enquanto alguns os vêem como loucos, nós vemos gênios. Porque as pessoas que são loucas o suficiente para achar que podem mudar o mundo, são as que de fato, mudam. – A Apple Inc.” (crédito: wikipédia)
Esta campanha marcou o retorno de Jobs para a Apple e objetivou a volta da essência da companhia. Com um enredo perfeito, serviu para mostrar ao mercado que a marca estava voltando as suas origens. Em uma estratégia de reposicionamento de marca, evidenciou a essência da marca, o seu jeito único de desafiar o status quo. Afinal, somente os “loucos e desajustados” podem questionar o status quo, podem mudar o mundo, podem inovar. Talvez não sejam compreendidos, mas isto não importa. O que importa é a sua essência, seus valores e seus sonhos… genial.
Foi realmente uma guinada para a empresa como a história nos mostrou, afinal, no ano de 2019, a empresa foi considerada pela empresa Interbrand como a marca mais valiosa do mundo. Revela como marcas criadas com base em fortes alicerces e um propósito claro, ajudam em sua perenidade no mercado. Evidencia como a essência de uma marca é fundamental para toda e qualquer estratégia empresarial e, se esta essência ainda expressar sua personalidade, a personalidade de uma marca, proporcionará uma marca forte, uma marca vencedora, uma marca que literalmente faz com que os consumidores a sigam, comentem sobre sua marca, a defendam em momentos de crise, e cria os verdadeiros evangelistas da marca.
Isto é Marketing… o bom Marketing.