Momento UAU!!!!

Meu momento UAU!!!

Acho que o grande objetivo de qualquer empresa, produto ou marca é chegar ao que nós marketologos chamamos de momento “uau”. Mas o que é isso? Por mais que esteja constantemente presente na literatura mercadológica é complicado explicar este conceito. Acho que só quando passamos por esta experiência é que conseguimos expressá-la de forma mais conveniente. Eu mesmo, em várias situações já comentei sobre este sentimento buscado pelas empresas no momento de surpreender os clientes, mas somente quando passei por uma situação desta consegui entender, ou sentir o que seria.

Comigo aconteceu no mês passado quando fui para Houston em um congresso. No intervalo entre uma apresentação e outra, eu e meu amigo, o Prof. Paulo, fizemos uma visita a Nasa (Space Center Houston) – afinal, ir para Houston e não visitar a Nasa, é a mesma coisa que ir ao Rio de Janeiro e não pisar na praia. Pois bem, no tour nos deparamos com um galpão que não chamava muita atenção, até sua pintura estava um pouco desgastada. Eu não queria entrar, estava cansado e pensava apenas em ir para o hotel, mas com a insistência de meu amigo, entramos, eu um pouco a contragosto. Mas…. quando entrei… UAU!!!!! Foi uma das maiores surpresas de minha vida. Simplesmente tinha um foguete inteiro dentro do galpão, o Saturno V. Um momento UAU, ou mais que UAU. Como sou curioso em relação ao comportamento humano, depois que a surpresa passou, e minha adrenalina baixou um pouco, fiquei ao lado da porta apenas para observar o momento UAU dos visitantes. Todos se surpreendiam com o foguete, todos, sem exceção. Aí compreendi o que significa este momento.

É o mesmo sentimento que muitos se deparam ao retirar o seu IPhone da caixa, acelerar uma Ferrari (desde que seja amarela), entrar na Disney pela primeira vez, enfim, momentos que realmente surpreendem os consumidores. Acho que no meio de tantas transformações pelas quais passa o mercado, com tantos competidores, a busca incessante de uma empresa deve ser buscar o momento UAU. É a superação da experiência do consumidor.

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