O objetivo de qualquer organização que trabalha com os preceitos de marketing é satisfazer as necessidades e desejos dos consumidores e, para conseguir esta tarefa deve-se conhecer os seus consumidores e entender como eles escolhem, compram e descartam os produtos ou serviços oferecidos pelas organizações.
Teoricamente parece uma tarefa fácil, afinal de contas quem conhece melhor o seu consumidor do que as empresas que vendem produtos para resolver os seus problemas? É verdade, ninguém melhor do que a própria empresa, mas devemos considerar um aspecto determinante neste processo antropológico do conhecimento dos consumidores, as mudanças em termos de comportamento de compra que mudam sai após dia
O consumidor passa por transformações em termos de gostos e preferências diariamente. A cada dia somos influenciados por novas informações, tanto em termos sociais com novos padrões de consumo que aprendemos com as pessoas que conviemos na sociedade em que estamos inseridos, como comerciais quando as organizações nos mostram novas formas de usarmos os produtos ou serviços oferecidos pelo mercado.
Um bom marketólogo esta constantemente analisando os novos comportamentos de compra de seus consumidores e transformando estas mudanças comportamentais em produtos ou serviços que serão oferecidos ao mercado e assim usando adequadamente as estratégias de marketing.
Pensando desta forma a Pepsi estudando os seus consumidores percebeu que eles pediam o seu refrigerante cola com uma rodela de limão e criou a sua Pepsi Twist que depois foi copiado pela sua arqui-rival Coca-Cola. A Pepsi soube ler o mercado e transformar um novo padrão de consumo em um sucesso de mercado. Isso é marketing.
A Coca-Cola também soube analisar os seus consumidores quando desenvolveu o refrigerante de guaraná Kuat com laranja, pois também percebeu que os consumidores solicitavam o seu refrigerante com uma rodela de laranja, entre tantos outros exemplos de organizações que souberam compreender os seus consumidores com a Smirnoff que comercializa as suas vodcas com frutas (um coquetel pronto para beber), as bebidas light e diet que proliferaram no mercado, entre tantos outros produtos modificados e adaptados para atender aos novos comportamentos dos consumidores.
Portanto, se sua organização esta interessada e satisfazer as necessidades e desejos dos consumidores deve saber compreender as transformações nos gostos e preferências de seus consumidores e assim transformar as mudanças comportamentais em sucessos de venda.
Teoricamente parece uma tarefa fácil, afinal de contas quem conhece melhor o seu consumidor do que as empresas que vendem produtos para resolver os seus problemas? É verdade, ninguém melhor do que a própria empresa, mas devemos considerar um aspecto determinante neste processo antropológico do conhecimento dos consumidores, as mudanças em termos de comportamento de compra que mudam sai após dia
O consumidor passa por transformações em termos de gostos e preferências diariamente. A cada dia somos influenciados por novas informações, tanto em termos sociais com novos padrões de consumo que aprendemos com as pessoas que conviemos na sociedade em que estamos inseridos, como comerciais quando as organizações nos mostram novas formas de usarmos os produtos ou serviços oferecidos pelo mercado.
Um bom marketólogo esta constantemente analisando os novos comportamentos de compra de seus consumidores e transformando estas mudanças comportamentais em produtos ou serviços que serão oferecidos ao mercado e assim usando adequadamente as estratégias de marketing.
Pensando desta forma a Pepsi estudando os seus consumidores percebeu que eles pediam o seu refrigerante cola com uma rodela de limão e criou a sua Pepsi Twist que depois foi copiado pela sua arqui-rival Coca-Cola. A Pepsi soube ler o mercado e transformar um novo padrão de consumo em um sucesso de mercado. Isso é marketing.
A Coca-Cola também soube analisar os seus consumidores quando desenvolveu o refrigerante de guaraná Kuat com laranja, pois também percebeu que os consumidores solicitavam o seu refrigerante com uma rodela de laranja, entre tantos outros exemplos de organizações que souberam compreender os seus consumidores com a Smirnoff que comercializa as suas vodcas com frutas (um coquetel pronto para beber), as bebidas light e diet que proliferaram no mercado, entre tantos outros produtos modificados e adaptados para atender aos novos comportamentos dos consumidores.
Portanto, se sua organização esta interessada e satisfazer as necessidades e desejos dos consumidores deve saber compreender as transformações nos gostos e preferências de seus consumidores e assim transformar as mudanças comportamentais em sucessos de venda.
Simplesmente amei seu blog e dia 28/07 você está escalado para falar sobre o tema “Marketing Eletrônico: por onde começar?” na Livraria Cultura às 19:30 com a turma do bate Papo Sobre e-Commerce. Grande abraço e continue assim, pois sou sua fã!