O Novo Velho Marketing – Questione o seu negócio

O que diferencia uma empresa vencedora, aquela que é capaz de se adaptar as intensas mudanças que ocorrem na sociedade, é a sua capacidade de se reinventar. É a habilidade de questionar a seu negócio permanentemente. É o ato de pensar todo dia em Marketing,  debruçar-se todo o momento sobre o seu mercado para verificar a existência de novos produtos, novas formas distribuição, de ferramentas de comunicação adaptadas ao seu mercado, de analisar se a sua proposta única de venda ainda é capaz de fazer com que os seus clientes comprem mais do seu produto. É o questionamento sistematizado de seu negócio.
Este questionamento deve ser feito mesmo quando a empresa ocupa uma posição de liderança. Pensar no negócio apenas em momentos de crise não é algo lógico. No momento em que a empresa passa por dificuldades toda e qualquer decisão será tomada por forte estresse emocional, o poderá incapacitá-la de vislumbrar as verdadeiras oportunidades de mercado.
Ao contrário das empresas tradicionais, as vencedoras se reinventam mesmo sem um concorrente ameaçando a sua liderança (o que é mais fácil para criar novas oportunidades de mercado sem um concorrente ameaçando seu futuro negócio), sem que as suas vendas estejam em um processo de declínio (permite melhores investimentos no novo negócio), sem que a sua imagem esteja defasada. São empresas que mesmo estando em posição confortável questionam o seu negócio e lutam para mudar, tanto a empresa como o ambiente. Não esperam que o mercado mude, elas que mudam o mercado na criação de um ambiente para os concorrentes tenham que correr atrás e se adaptar.
Um caso de reinvenção de negócio é o da Mauricio de Souza Produção. Esta empresa líder nacional do setor, e segundo o próprio Maurício, a segunda maior empresa de quadrinhos do mundo em termos de vendagem, conseguiu reinventar um negócio lucrativo. Com uma forma de desafiar sua própria empresa e os preceitos enraizados em sua cultura mudou, ousou e se reinventou. Desafiou todos os prognósticos e lançou a Turma da Mônica Jovem. O que parecia uma heresia, e para os pessimistas de plantão, um fracasso, se tornou um grande sucesso. A empresa teve a capacidade de repensar e questionar o seu negócio lucrativo. Agora possui o diferencial de acompanhar o gosto e preferência de seus leitores por diversas fases de sua vida. Em um mercado que sofre com a concorrência de revistas em quadrinho norte-americanas e japonesas, consegue reinar como uma das mais vendidas no mercado, simplesmente com uma formula muito interessante: identificar as necessidades de mercado,  entender  as mudanças em termos de gostos e preferências dos consumidores e vender mais para os mesmos clientes. Uma ótima lição de marketing.
O NOVO VELHO MARKETING
As necessidades de mudanças de produtos, mercados e abordagens mercadológicas sempre foram necessárias. A diferença é que atualmente, elas estão mais intensas. Os consumidores estão cada vez mais informados, conectados e sabedores de seus direitos. Os concorrentes estão cada vez em maior número. Eles podem estar presentes em todos os locais, pois, a tecnologia assim permite. Falando em tecnologia, ela é capaz de revolucionar mercados. Acabar com empresas da noite para o dia. Desta forma, repensar as suas estratégias de relacionamento com o mercado deve ser um exercício diário. Deve fazer parte do DNA da empresa.

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