O que é Marketing?

A Ford antenada nas mudanças em termos de comportamento do consumidor brasileiro identificou uma necessidade insatisfeita no mercado ao perceber que os consumidores brasileiros estavam interessados em automóveis no estilo Off-road , comum nos EUA e na Europa e conhecido como carros robustos, potentes, luxuosos, com tração nas quatro rodas e com um preço elevado para os padrões tupiniquins. Com algumas adaptações ao nosso mercado para deixá-lo com um preço mais competitivo como a potência do motor, a tração que não existe nas quatro rodas e no acabamento interno mais simples que os carros da categoria, lançou o Ford Ecosport, um sucesso de venda que foi responsável por tirar a montadora do vermelho após anos consecutivos de prejuízo e prova de seu sucesso também gerou várias cópias de seus concorrentes diretos. Veja como prolifera nas ruas da cidade este tipo de automóvel não apenas da Ford, mas de todas as grandes montadoras presentes em território nacional.
O que este exemplo nos mostrar? Que a Ford é uma empresa inovadora? Que é uma organização que gosta de ousar em seus lançamentos? Que o autor gosta do mercado automobilístico? Não! Este caso e muitos outros que podemos notar em nosso cotidiano são exemplos do que conhecemos atualmente como marketing área de conhecimento que a cada dia ganha uma maior importância em nossa sociedade, devido ao fato de não conseguimos sobreviver com um nível de qualidade adequado sem os produtos fabricados pelas organizações.
Desta forma podemos conceituar marketing, de uma forma simplificada, como o conjunto de atividades realizadas pelas organizações e por pessoas com o objetivo principal de satisfazer as necessidades e desejos de seus consumidores. Da mesma forma que a Ford fez. Identificou uma necessidade insatisfeita no mercado e criou um produto para satisfazer a esta necessidade ou um problema que é apresentado no mercado. Isso é marketing e ocorre constantemente em nosso mercado, basta prestar mais atenção aos produtos, serviços e empresas que estão em nossa volta que você conseguirá entender as suas estratégias de marketing. Logo, marketing não é nenhum mistério e sempre esta presente em nossa vida, basta apenas perguntar que problema o produto resolve (necessidade) e de que forma as empresas resolvem estes problemas (estratégias de marketing). Tente, marketing é mais fácil do que parece!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *