Não existe nada mais incômodo, ou chato, do que aquelas pessoas denominadas vulgarmente de Eco-Chatos, que ficam nos importunando com as suas práticas e idéias ecologicamente corretas, e o pior, tentam nos convencer de seus hábitos, não é mesmo?
NÃO, NÃO É!!! Os Eco-chatos é que estão corretos. Não existe mais espaço, muito menos mercado, para as empresas que não se preocupam com o meio-ambiente e que não possuem políticas de sustentabilidade. E os consumidores estão (ainda bem) mudando. Em um futuro bem próximo, nós iremos procurar apenas empresas que pensam na satisfação das necessidades e desejos dos consumidores em longo prazo, com uma responsabilidade real com as gerações futuras, ou seja, que pensam em sustentabilidade. Como Kotler já denominou há muito tempo, o famoso Societal Marketing.
As empresas que estão à frente, que criam novos conceitos de mercado e que acabam por ser copiadas pelos concorrentes, sabem ler, antecipar e criar um ambiente a seu favor. São organizações que já se preocupam com o meio-ambiente, e naturalmente, já saíram na frente pela corrida por consumidores e mercados conscientes de suas responsabilidades com o bem estar das gerações futuras.
E existem muitas vantagens em se trabalhar com políticas ambientais em todo o processo mercadológico. Vamos a alguns exemplos para facilitar o entendimento.
Gera uma Publicidade Positiva, ou se preferir, um boca-a-boa voluntário. Você já reparou como basta uma organização realizar uma estratégia ambiental que é notícia nos principais meios de comunicação. A Casas Bahia criou uma empresa de reciclagem para os resíduos produzidos por suas lojas e escritórios e, toda a mídia especializada comentou essa ação e gerou uma propaganda gratuita para a empresa. Mas, um detalhe. Aproveite logo esta surpresa do mercado, digo surpresa, pois ainda são poucas empresas que efetivamente possuem uma política efetiva de responsabilidade sócio-ambiental, pois.quando este fato for algo rotineiro, acabou a publicidade.
Ajuda no fortalecimento da Marca. Algumas empresas conseguem, por meio de uma política ambiental fortalecer a sua marca, pois a vincula com a sua missão, visão e valores. Como a marca é um organismo vivo, que esta em constante transformação, esta adaptação é uma ótima solução, como acontece com o Banco Real e sua política de sustentabilidade. Suas ações estão sempre ligadas a preservação do meio ambiente e a preocupação com as gerações futuras. Mantém em seu site um portal para propagar seus ideais, para mostrar casos de mercado de empresas que pensam como ela, e também para educar a comunidade. Com estas ações, se tornou uma marca reconhecida e diferenciada no mercado.
Permite redução de custos. O Wal Mart reduziu o tamanho dos cartões de visita de seus colaboradores. Com esta simples ação, conseguiu não apenas minimizar o consumo de papel (uma prática ecologicamente correta), como também uma redução de custos, gasta-se menos para produzir um cartão menor. E ainda mais, permitiu uma diferenciação em relação aos concorrentes, porque seus cartões serão mais destacados que os tradicionais, um fortalecimento de marca, publicidade positiva e lucro. Tudo isso com uma ação de responsabilidade ambiental.
Também gera lucro, e muito! A G&E criou uma empresa destinada exclusivamente para a fabricação e desenvolvimento de produtos verdes, a Ecomagination. São produtos como turbinas que emitem menos gases de efeito estufa a sistemas de automação para casas que visam reduzir o consumo de água e energia. As suas vendas somaram 14 bilhões de dólares em 2007, equivalente a quase 10% das vendas globais da GE e valor semelhante ao faturamento total de empresas como Google e Avon nos Estados Unidos – Revista Exame de 20/02/08. Esta idéia esta tão enraizada na filosofia da G&E que foi até criado o termo Green is Green, uma alusão à relação de causa e efeito entre os produtos sustentáveis e dólares.
E tantos e tantos outros benefícios que poderíamos dissertar por uma semana, portanto a saída é transformar a visão de sua organização para a economia verde e…
Viva os Eco-chatos!!!
NÃO, NÃO É!!! Os Eco-chatos é que estão corretos. Não existe mais espaço, muito menos mercado, para as empresas que não se preocupam com o meio-ambiente e que não possuem políticas de sustentabilidade. E os consumidores estão (ainda bem) mudando. Em um futuro bem próximo, nós iremos procurar apenas empresas que pensam na satisfação das necessidades e desejos dos consumidores em longo prazo, com uma responsabilidade real com as gerações futuras, ou seja, que pensam em sustentabilidade. Como Kotler já denominou há muito tempo, o famoso Societal Marketing.
As empresas que estão à frente, que criam novos conceitos de mercado e que acabam por ser copiadas pelos concorrentes, sabem ler, antecipar e criar um ambiente a seu favor. São organizações que já se preocupam com o meio-ambiente, e naturalmente, já saíram na frente pela corrida por consumidores e mercados conscientes de suas responsabilidades com o bem estar das gerações futuras.
E existem muitas vantagens em se trabalhar com políticas ambientais em todo o processo mercadológico. Vamos a alguns exemplos para facilitar o entendimento.
Gera uma Publicidade Positiva, ou se preferir, um boca-a-boa voluntário. Você já reparou como basta uma organização realizar uma estratégia ambiental que é notícia nos principais meios de comunicação. A Casas Bahia criou uma empresa de reciclagem para os resíduos produzidos por suas lojas e escritórios e, toda a mídia especializada comentou essa ação e gerou uma propaganda gratuita para a empresa. Mas, um detalhe. Aproveite logo esta surpresa do mercado, digo surpresa, pois ainda são poucas empresas que efetivamente possuem uma política efetiva de responsabilidade sócio-ambiental, pois.quando este fato for algo rotineiro, acabou a publicidade.
Ajuda no fortalecimento da Marca. Algumas empresas conseguem, por meio de uma política ambiental fortalecer a sua marca, pois a vincula com a sua missão, visão e valores. Como a marca é um organismo vivo, que esta em constante transformação, esta adaptação é uma ótima solução, como acontece com o Banco Real e sua política de sustentabilidade. Suas ações estão sempre ligadas a preservação do meio ambiente e a preocupação com as gerações futuras. Mantém em seu site um portal para propagar seus ideais, para mostrar casos de mercado de empresas que pensam como ela, e também para educar a comunidade. Com estas ações, se tornou uma marca reconhecida e diferenciada no mercado.
Permite redução de custos. O Wal Mart reduziu o tamanho dos cartões de visita de seus colaboradores. Com esta simples ação, conseguiu não apenas minimizar o consumo de papel (uma prática ecologicamente correta), como também uma redução de custos, gasta-se menos para produzir um cartão menor. E ainda mais, permitiu uma diferenciação em relação aos concorrentes, porque seus cartões serão mais destacados que os tradicionais, um fortalecimento de marca, publicidade positiva e lucro. Tudo isso com uma ação de responsabilidade ambiental.
Também gera lucro, e muito! A G&E criou uma empresa destinada exclusivamente para a fabricação e desenvolvimento de produtos verdes, a Ecomagination. São produtos como turbinas que emitem menos gases de efeito estufa a sistemas de automação para casas que visam reduzir o consumo de água e energia. As suas vendas somaram 14 bilhões de dólares em 2007, equivalente a quase 10% das vendas globais da GE e valor semelhante ao faturamento total de empresas como Google e Avon nos Estados Unidos – Revista Exame de 20/02/08. Esta idéia esta tão enraizada na filosofia da G&E que foi até criado o termo Green is Green, uma alusão à relação de causa e efeito entre os produtos sustentáveis e dólares.
E tantos e tantos outros benefícios que poderíamos dissertar por uma semana, portanto a saída é transformar a visão de sua organização para a economia verde e…
Viva os Eco-chatos!!!
Até assustei quando recebi o email do novo post….rs…pensei: o prof pirou…rs…mas não….continua o mesmo…muitooooo inteligente e sempre inovando nas postagens……concordo muito com o fato da recente onda de um “marketing ambiental/sustentável”….rs….na minha opinião,é uma das coisas que mais tem potencial de aumentar a visibilidade e permanência de uma marca no mercado nos dias atuais.
como sempre, parabéns pelo blog…e bjs meu amigo !!!