Hoje, li uma matéria de Marketing que mencionava a nova estratégia do Tic-Tac que aumentou suas embalagens para 100 unidades! Isso me lembrou que alguns alunos perguntam à respeito de um conceito muito usual na literatura de Marketing, Penetração de Mercado.
Apesar de ser uma ação comum, ainda existem algumas dúvidas. Esta estratégia mercadológica, ou se preferir de crescimento de mercado, ou Matriz Ansoff, nada mais é do que aumentar as suas vendas por meio do mesmo produto sendo comercializado no mesmo mercado, ou o aumento do consumo por parte de clientes atuais.
É o que esta fazendo o Tic-Tac que agora passa ( que maravilha!) a comercializar as suas irresistíveis balinhas em embalagens de 100 unidades. Mas, com a mesma comodidade das embalagens antigas – práticas para o uso e transporte, uma sacada muito boa.
Cabe destacar que dentre as estratégias de crescimento de mercado podemos usar a diversificação, que ocorre quando uma empresa cria novos produtos para novos mercados, como quando e G&E deu um gigantesco passo ao passar a investir em economia verde, empresas que resolvem investir em novos setores como a biotecnologia, ou os grandes conglomerados industriais que possuem produtos dos mais distintos em seu portfólio como a própria G&E, Mitsubishi, Yamaha, entre outros que, ao perceber oportunidades de mercado em outros setores, cria Unidades Estratégicas de Negócio para aproveitá-las.
Desenvolvimento de mercado, ocorre quando uma organização, como parte de seu esforço mercadológico usa o mesmo produto para atingir a novos mercados, sejam eles da concorrência, ampliação de mercado ou segmento. Esta estratégia é muito comum em processos de internacionalização de empresas, seja por estagnação do mercado atual ou oportunidades que surgem em outros territórios. Quando um produto começa a ficar saturado em um mercado, como exemplo produtos relacionados à moda que atinge primeiramente os adotantes iniciais para depois seguir para a massa, ou algumas modificações em embalagem para ocupar espaço em outras classes sociais, como fez a indústria do panetone, com as embalagens de celofane para as classes mais baixas e as de lata para as mais altas.
Também temos o desenvolvimento de produto que consiste em desenvolver novos produtos para o mesmo mercado, como uma forma de evolução dos tradicionais já comercializados pela empresa, como as várias opções do Veja – produtos de limpeza, novos modelos de automóvel e celulares, entre outros.
Mas, voltando a penetração de mercado, notamos estas estratégias com promoções de preço, aumento da litragem na indústria de bebidas, brindes como os famosos bichinhos da Parmalat, concursos com o Show do Milhão do Silvio Santos em parceria com a Nestlé, entre outras formas de vender o mesmo produto ao mesmo mercado com o objetivo de aumentar o consumo dos clientes atuais ou angariar novos adotantes no mesmo segmento.
Enfim, são formas de uma empresa crescer no mercado. Quando pensamos no mercado brasileiro e seu grande potencial de crescimento, essa é uma boa estratégia mercadológica.