Em alguns momentos de nossa vida precisamos realizar algumas mudanças, sejam em termos pessoais, espirituais ou profissionais para que nos adaptemos às profundas transformações que ocorrem em nosso tempo. Sempre precisamos destas mudanças, pois são saudáveis e nos ajudam em nosso crescimento, e torna nossa história mais rica.
Não meu amigo leitor, você não entrou no blog errado. Esta não é uma daquelas páginas da internet de auto-ajuda, que vai te auxiliar a resolver os problemas desta vida e de outras futuras encarnações. É, sim, o nosso blog de marketing!!!
Iniciei filosofando a respeito da vida para mostrar que, com as empresas, e naturalmente com o marketing, ocorre à mesma coisa. De tempos em tempos, as organizações precisam mudar o seu posicionamento (o espaço em que ocupam na mente do consumidor) para poder se adaptar às mudanças ambientais, e responder mais adequadamente aos anseios de seus clientes.
Estas mudanças, por parte das organizações, são conhecidas no meio mercadológico como reposicionamento, podendo ocorrer por meio da modificação de seus produtos, do segmento de mercado no qual a empresa atua, do seu slogan ou do redesenho de sua marca.
Veja, por exemplo, a MTV. A emissora alterou radicalmente o seu produto – vídeo-clip, para conseguir acompanhar as mudanças de seus consumidores. Antigamente, mas não há tanto tempo atrás, os vídeos representavam quase que 100% de sua programação, mas, atualmente, com as facilidades existentes para baixá-los pela internet, é capaz de um lançamento mundial ser assistido por milhares de pessoas antes mesmo de ir ao ar na emissora. O seu mercado mudou e a emissora, antenada no mercado, mudou a sua grade de programação e… reposicionou-se no mercado. Sai uma programação recheada de vídeos e entra programas de auditórios, de entrevistas, variedades, entre outros.
Também podemos mencionar o caso da Volkswagen, em que sai um slogan (leia-se posicionamento) voltado para os atributos técnicos “Você conhece. Você confia” para atributos emocionais “Perfeito para a sua vida”. Esta mudança ocorreu depois que a empresa, após pesquisa de mercado encomendada, percebeu que os seus produtos eram lembrados pelos consumidores em várias fases da vida, como o seu casamento, copa do mundo, nascimento do primeiro filho, entre outras ocasiões especiais, e assim… reposionou-se.
Ou o supermercado Barateiro, da rede Pão de Açúcar, que mudou a sua bandeira para Compre Bem, porque, em pesquisas realizadas, percebeu que os seus consumidores não queiram ser associados com produtos baratos – nem precisava de pesquisas para saber isso, não é mesmo?
A concha da Shell que se moderniza a cada dia; o Ronald Mc Donald´s que perdeu a sua protuberante barriguinha devido ao excesso de cobrança da geração saúde, os pais não querem ver os seus filhos barrigudinhos; o slogan da Coca-Cola com suas freqüentes mudanças (qual o slogan atual?); o nosso orgulho nacional, a Vale do Rio Doce, que mudou o seu nome para simplesmente Vale, para facilitar a sua comunicação com o mercado, seja ele nacional ou o internacional; e falando em orgulho nacional, temos o Petrobrax, da Petrobrás, que não deu certo no mercado.
Estes foram casos de empresas que, para melhor se adaptarem ao meio ambiente, e as novas exigências do mercado, modificam, ou se reposicionar no mercado para uma melhor resposta aos anseios de seus consumidores.
Mas, uma última dica, toda mudança é bem-vinda, mas cuidado com os exageros. Se você mudar o seu posicionamento em demasia, perderá a sua identidade e confundirá a cabeça dos seus consumidores, portanto, mude, mas com cuidado.
Bom reposicionamento para você!!!
Não meu amigo leitor, você não entrou no blog errado. Esta não é uma daquelas páginas da internet de auto-ajuda, que vai te auxiliar a resolver os problemas desta vida e de outras futuras encarnações. É, sim, o nosso blog de marketing!!!
Iniciei filosofando a respeito da vida para mostrar que, com as empresas, e naturalmente com o marketing, ocorre à mesma coisa. De tempos em tempos, as organizações precisam mudar o seu posicionamento (o espaço em que ocupam na mente do consumidor) para poder se adaptar às mudanças ambientais, e responder mais adequadamente aos anseios de seus clientes.
Estas mudanças, por parte das organizações, são conhecidas no meio mercadológico como reposicionamento, podendo ocorrer por meio da modificação de seus produtos, do segmento de mercado no qual a empresa atua, do seu slogan ou do redesenho de sua marca.
Veja, por exemplo, a MTV. A emissora alterou radicalmente o seu produto – vídeo-clip, para conseguir acompanhar as mudanças de seus consumidores. Antigamente, mas não há tanto tempo atrás, os vídeos representavam quase que 100% de sua programação, mas, atualmente, com as facilidades existentes para baixá-los pela internet, é capaz de um lançamento mundial ser assistido por milhares de pessoas antes mesmo de ir ao ar na emissora. O seu mercado mudou e a emissora, antenada no mercado, mudou a sua grade de programação e… reposicionou-se no mercado. Sai uma programação recheada de vídeos e entra programas de auditórios, de entrevistas, variedades, entre outros.
Também podemos mencionar o caso da Volkswagen, em que sai um slogan (leia-se posicionamento) voltado para os atributos técnicos “Você conhece. Você confia” para atributos emocionais “Perfeito para a sua vida”. Esta mudança ocorreu depois que a empresa, após pesquisa de mercado encomendada, percebeu que os seus produtos eram lembrados pelos consumidores em várias fases da vida, como o seu casamento, copa do mundo, nascimento do primeiro filho, entre outras ocasiões especiais, e assim… reposionou-se.
Ou o supermercado Barateiro, da rede Pão de Açúcar, que mudou a sua bandeira para Compre Bem, porque, em pesquisas realizadas, percebeu que os seus consumidores não queiram ser associados com produtos baratos – nem precisava de pesquisas para saber isso, não é mesmo?
A concha da Shell que se moderniza a cada dia; o Ronald Mc Donald´s que perdeu a sua protuberante barriguinha devido ao excesso de cobrança da geração saúde, os pais não querem ver os seus filhos barrigudinhos; o slogan da Coca-Cola com suas freqüentes mudanças (qual o slogan atual?); o nosso orgulho nacional, a Vale do Rio Doce, que mudou o seu nome para simplesmente Vale, para facilitar a sua comunicação com o mercado, seja ele nacional ou o internacional; e falando em orgulho nacional, temos o Petrobrax, da Petrobrás, que não deu certo no mercado.
Estes foram casos de empresas que, para melhor se adaptarem ao meio ambiente, e as novas exigências do mercado, modificam, ou se reposicionar no mercado para uma melhor resposta aos anseios de seus consumidores.
Mas, uma última dica, toda mudança é bem-vinda, mas cuidado com os exageros. Se você mudar o seu posicionamento em demasia, perderá a sua identidade e confundirá a cabeça dos seus consumidores, portanto, mude, mas com cuidado.
Bom reposicionamento para você!!!
Fantástico!!!!!!!!!!!!
Professor parabéns, excelênte post,
achei muito bom,abraço
Amei, como sempre,,,perfeito !!!
O segredo é realmente estar apto a se adaptar, e aprender com isso !!!
Bjos e até 😉
Realmente adorei. Mostra o quão é muito importante e também muito perigoso ,(no caso do reposicionamento não der certo), mudar…
Na nossas vidas as vezes temos que parar e pensar e ver se já não é hora de reposicionar, pricipalmente no ambiente profissional.
Abraços Sergio..
Professor, gostei muito do seu artigo e encaminhei para algumas pessoas aqui do meu trabalho.
Um beijo