Muitas vezes me perguntam como satisfazer as necessidades e desejos dos consumidores para assim conseguir ter uma empresa orientada para o Marketing. Em algumas situações não tenho tempo de explicar as bases de um processo mercadológico (como eu gostaria de explicar), portanto apenas respondo: Faça o básico. Cumpra o que prometeu.
Vejo o ar de frustração com a resposta, afinal a pergunta foi feita a um profissional de Marketing e queriam uma receita mágica ou o “pulo do gato”. Mas, em mercados em evolução como o brasileiro, que ainda estamos aprendendo a ser consumidores conscientes de nossos direitos, fazer o básico, por incrível que possa parecer esta se tornando um diferencial competitivo. Sabe por quê? Porque a maioria das empresas não se interessa em entregar o que foi prometido aos consumidores e, muitas delas, se aproveitam da boa intenção dos consumidores para enganá-los.
Neste final de semana uma reportagem na rede Record apresentou como algumas empresas usam o famoso “jeitinho brasileiro” para enganar os consumidores e poder lucrar alguns trocados em cada transação. São práticas parecidas como aquelas feitas alguns anos atrás em que empresas colocavam metragens diferentes (a menor) nos rolos de papel higiênico. Agora as tramoias vão desde diferenças no peso de bolos em padarias (não é habito dos consumidores conferirem se o peso da etiqueta é realmente o verdadeiro) como a famosa tática de encher os copos com gelo e assim oferecer menos quantidade do refrigerante (o que também não verificamos se realmente a quantidade que estamos comprando é de refrigerante ou de gelo).
A reportagem foi muito boa, pena que não mostraram, como faz o Fantástico com o seu teste do Inmetro, o nome das empresas que usam desta prática para lesar os consumidores. Seria uma ótima oportunidade de valorizar aquelas que realmente respeitam os seus consumidores.
Infelizmente é uma triste constatação, mas para satisfazer as necessidades e desejos dos consumidores e tornar-se melhor que os seus rivais de mercado, basta apenas cumprir aquilo que foi prometido. Somente quando todas as empresas pensarem desta forma poderemos passar para o próximo estágio e assim pensar em diferenciais para agregar valor as ofertas.
É a evolução natural dos mercados.
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