Um pouco de História do Marketing


Todos conhecem a história de Henry Ford,o gênio da indústria automobilística que inventou a linha de montagem e popularizou o automóvel no início do século XX com o seu Ford Modelo T. Seu sonho era que todos os norte-americanos pudessem ter um modelo T em suas garagens. Com esta filosofia cunhou a frase “vendo carro de qualquer cor, desde que seja da cor preta”.
O único erro de Ford foi não entender o comportamento humano. Não percebeu que a medida em que as pessoas sobem a escala social, desejam automóveis que possam demonstrar essa ascensão.
Neste ponto, surge a GM, com Alfred P. Sloan Jr., que conseguiu compreender as mudanças comportamentais dos consumidores e criou automóveis para todos os bolsos e faixas sociais. O livro “O Novo Posicionamento” de Jack Trout mostra a faixa de preços dos automóveis da GM em 1921, o que achei interessante postar para ilustrar esta história bem conhecida de todos:

Chevrolet ………………………………… US$ 450 a US$ 600
Pontiac ………………………………… US$ 600 a US$ 900
Oldsmobile ………………………………… US$ 900 a US$ 1.200
Buick ………………………………… US$ 1.200 a US$ 1.700
Cadilac ………………………………… US$ 1.700 a US$ 2.500

Uma estratégia perfeita. Temos uma segmentação de mercado adequada – o que a Ford não o fez, pois queria vender tudo para todos; uma empresa que passou a ser conhecida como de linha completa, pois consegue atingir a todos os mercados e, o melhor, um modelo não compete com o outro. E, um adequado posicionamento, onde cada marca representa um tipo de consumidor.
Esta simplicidade em termos de marketing foi responsável por levar a GM a uma participação de 50% do mercado e acabou com o reinado da Ford.
Simples assim… é só pensar em marketing. É dividir para conquistar.

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