Dica de Neuromarketing: o cérebro decisor é Centrado no Eu

Um dos maiores desafios dos profissionais de marketing na atualidade é fazer mais com menos recursos. Cobrados por resultados em curto prazo são obrigados a propor ações pontuais e sem planejamento levando a resultados superficiais e não sustentáveis.

Mas, sem planejamento não teremos sucesso. E, para planejar, temos que conhecer melhor os consumidores para evidenciar que sua empresa possuí a melhor solução para um determinado problema. Assim, vamos conhecer como falar com o verdadeiro decisor?

Patrick Renvoise em sua obra Neuromarketing: Understanding the Buy Buttons in Your Customer’s Brain, discute formas interessantes para dialogar com o cérebro decisor. Dos pontos destacados pelo autor me concentrarei, nesta postagem, em apenas um, o cérebro decisor é Centrado no Eu.

Nossos antepassados, caçadores e coletores, eram obrigados a tomar decisões rápidas, automáticas, e egotistas em seus processos decisórios. Em um ambiente com muitas ameaças era necessário primeiro garantir a sua sobrevivência para depois pensar nos outros – não é algo negativo, era apenas uma questão de sobrevivência e perpetuação da espécie.

Como tais comportamentos foram benéficos ainda os mantemos por auxiliar em decisões automáticas e sem o consumo de energia cognitiva. Mensagem direcionadas ao Eu, segundo as pesquisas em Neuromarketing, são mais eficazes, como “Itaú, feito para você”, ou “você merece esta oferta”.

E, se conseguir nomear, melhor ainda. Lembram-se da da famosa estratégia da Coca-Cola com nome dos clientes? Foi um sucesso, sabe por quê? Criou um senso de exclusividade (é meu nome – centrada no Eu), evidencia uma percepção de urgência (quero achar meu nome antes que termine a promoção), individualização da oferta (a personalização em massa), aprendizagem social (todos estão a procura de seu nome, então, eu também vou procurar), entre outras formas de falar com o cérebro decisor … e… quer melhor forma de falar com o Eu?

Perfeito… uma excelente forma de usar o Neuromarketing para tornar sua mensagem mais fluente. Portanto, não esqueça de falar com o Eu em suas estratégias promocionais. Torne sua mensagem mais fluente…. fale com o verdadeiro decisor de compra.

 

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