Dica de Leitura – Pense de novo

Minha primeira dica de leitura do ano é o livro Pense de Novo de Adam Grant. Esta sugestão não se trata de Neuromarketing (apesar que eu retirei muitas reflexões para os meus estudos em comportamento do consumidor visto que, pelo fato de ser um psicólogo organizacional cita vários exemplos de empresas), mas sim de formas de desenvolver o hábito do repensamento…. ou como nomeado pelo autor, de pensar de novo.

Em um contexto que nos encontramos no qual existe uma grande polarização de pensamento e que grande parte das pessoas procuram apenas opiniões que validam as suas ideias pré-concebidas, a obra nos oferece insights valiosos que como podemos mudar nossa forma de pensar, pensar como, destacado pelo autor, como cientista, no qual, mesmo com opiniões formadas em relação a determinados temas, devemos sempre gerar hipóteses e testá-las com dados. Pensar como cientista, na visão do autor: “Se você for um cientista profissional, repensar é essencial ao seu trabalho. A ciência exige uma percepção constante dos limites da sua compreensão. Espera-se que você duvide do que sabe, tenha curiosidade a respeito do que não sabe e atualize suas opiniões diante de novos dados”.

Ter uma mente aberta para sempre questionar o nosso conhecimento, seja com perguntas melhores, com uma escuta ativa, buscar o consenso e não o embate (afinal, todas as posições possuem pontos em comum, basta apenas sabermos identificá-las), sair do piloto automático no qual trabalhamos nossas ideias como crenças que jamais podem ser questionadas, entre outras formas de melhorar a nossa forma de pensar.

Gostei muito deste livro… vale a dica. Ah… outro livro do mesmo autor, Originais também é muito bom.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *