Nesta semana, mergulhei novamente nas páginas do livro “Contágio” de Jonah Berger, lançado em 2015. Gosto muito deste livro pelo fato de tratar dos virais, ou como a ideias pegam e são compartilhadas 📖🔍
🚀 Este livro é um verdadeiro guia sobre como as ideias se espalham e se tornam virais. É legal explorar esse fenômeno, especialmente quando pensamos no poder de viralização que o mundo digital nos oferece. 💻🔥
Para os amantes do estudo do comportamento do consumidor e casos marcantes de marketing (alguns datados e locais), é um verdadeiro tesouro. A abordagem de Berger é cativante, começando pelos motivos pelos quais as “coisas pegam” e desdobrando-se em seis fatores essenciais. 🔄🧠
1️⃣ Moeda Social: Compartilhamos o que nos faz parecer bem.
2️⃣ Gatilhos: Pequenos estímulos que lembram uma marca.
3️⃣ Emoção: Compartilhamos o que nos emociona.
4️⃣ Público: É mais fácil compartilhar algo visível para as pessoas.
5️⃣ Valor Prático: Novidades que facilitam a vida.
6️⃣ Histórias: Compartilhamos e somos programados para contar histórias.
🌐 Berger desvenda o mundo do Marketing Viral, alinhando muitos princípios com as abordagens das neurociências aplicadas ao consumo. Uma leitura interessante para quem busca entender como as ideias se tornam contagiosas. 🌟