Dica de Leitura

A dica de leitura desta semana é uma biografia, a biografia de Tim Cook, atual CEO da Apple, que teve a “pequena” missão de suceder a Steve Jobs. Para quem me conhece, sabe que adoro biografias porque sei que todo mundo tem uma boa história para nos contar. E, como também sou apaixonado pela história de empresas… bom, foi uma junção perfeita.

Por que vale a leitura? A obra apresenta uma nova visão dos bastidores da Apple. Todos nós conhecemos a sua história pela visão de Jobs, mas este livro apresenta a perspectiva de Cook. Como seu papel foi fundamental no sentido de subsidiar todas as inovações que tornaram a Apple uma das empresas mais disruptivas da história das organizações. Como, com a sua entrada como COO (Chief Operating Officer) em 1998, permitiu a maximização dos processos e potencializou o crescimento da empresa.

Os desafios que enfrentou após a morte de Jobs e como manteve o crescimento sustentável da empresa. Cabe destaque a um dos momentos mais críticos que enfrentou logo após assumir o cargo de CEO: ao defender a posição da Apple em manter a integridade de seu sistema operacional após ser intimidada pelo FBI ao abrir os dados do iPhone do responsável pelo ato terrorista em San Bernardino. Este momento foi muito importante por evidenciar o propósito da Apple como organização. É um episódio muito bem documentado e uma lição em termos de gestão. Muito bom.

São esses e outros desafios enfrentados por Cook para manter e atualizar a Apple aos novos tempos. Vale a leitura!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *