As Marcas mais Valiosas do Mundo – 2011

Foi anunciado pela Interbrand o ranking das empresas mais valiosas do mundo (ver lista) em 2011. Algumas posições não são surpresas para nós, como a liderança mantida pela Coca-Cola. Desde que esta ranking foi criado, a marca de refrigerante continua firme em sua liderança. Por que será?
A novidade é que a Apple entrou pela primeira vez no clube dos 10. No ano passado se encontrava na 17a. posição e hoje é a oitava. Bela ascensão da turma de Steve Jobs (espero que mantenha o mesmo desempenho com a sua saída do cotidiano da empresa). A Nokia, que ano passado estava no seleto grupo, agora não faz mais parte da elite (teve uma queda de 15% no valor de sua marca) – a empresa foi tema de uma das nossas postagens anteriores.
Outro fato interessante da lista considerando apenas as dez melhores colocações, é que com a inclusão da Apple e a saída da Nokia, a lista esta praticamente inalterada. Em 2010 a posição era a seguinte: 1) Coca-Cola; 2) IBM; 3) Microsoft; 4) Google; 5) GE; 6) Mc Donald´s; 7) Intel; 8) Apple; 9) Disney; 10) HP. É claro que os valores de mercado/marca destas empresas variaram, como um crescimento de 27% do Google e 58% da Apple mas não forma capazes de alterar a estrutura da lista… por enquanto. Se algumas empresas continuarem nesta crescente, acredito que no próximo ano poderemos ter surpresas…

Posição/Valor em bilhões (US$)/Variação em relação a 2010
1 – Coca-Cola/71,861/2%
2 – IBM/69,905/8%
3 – Microsoft/59,087/3%
4 – Google/55,317/27%
5 – GE/42,808/0%
6 – McDonald’s/35,593/6%
7 – Intel/35,217/10%
8 – Apple/33,492/58%
9 – Disney/29,018/1%
10 – Hewlett-Packard/28,479/6%

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat