As novas tecnologias e o comportamento do consumidor

Sempre que pensamos em marketing,alguns conceitos surgem de forma natural. Satisfação das necessidades e desejos dos consumidores, o cliente no topo da pirâmide hierárquica da organização, o consumidor é o rei, entre outras formas que imaginamos para destacar a importância deste relacionamento mercadológico. Mas será que é realmente assim que as organizações pensam? Ou será que entender o mercado não é tão fácil como imaginamos?Este questionamento vem surgindo há algum tempo. Não apenas comigo, mas com a maioria dos pesquisadores da área, principalmente quando pensamos nas novas tecnologias.
Nestes questionamentos que surgem, reparei em um dado interessante no mercado. As vendas dos jurássicos discos de vinil estão voltando, crescendo de forma exponencial. É interessante o caso dos discos de vinil. Para os verdadeiros entendedores de música a sua qualidade é superior ao dos CDs. Para os artistas era uma excelente forma de comunicação e propaganda, pois era realizado grandes obras-primas em suas capas (como as da banda de rock Iron Maiden). Para os lojistas permitia uma ótima campanha de PDV, pois poderiam usar de forma mais atrativa estas obras-primas. E, para as gravadoras, a pirataria que tanto reclamam, não existia.
Mesmo assim, com as vantagens para todos os agentes envolvidos no processo de compra (é claro que é fácil verificar estes fatores após comparar os dois processos quando já existem), foi lançado no mercado o CD, trazendo junto todos os problemas para o mercado. O início da pirataria, queda da qualidade do som, dificuldade de promoção e, as possibilidades infinitas para as trocas de música pela internet.
Parece que primeiramente somente a indústria fonográfica sairia ganhando. Conseguiriam reduzir os custos de transporte, de produção e armazenagem. Mas, como percebemos, criou-se um verdadeiro Frankstein. Na intenção de criar vida… criou-se a morte.
E agora uma nova geração de consumidores, aqueles cansados dos CDs, que querem ser diferentes da maioria e que apreciam a qualidade de som, estão dando vida a um produto que praticamente estava extinto. Esses consumidores, como é difícil entendê-los.
Agora surge uma nova tecnologia que tentam impor ao mercado. A volta (ou a nova tentativa) dos livros digitais. Inovações estão surgindo para facilitar a criação, distribuição, comercialização e leitura dos novos livros digitais. Será que presenciaremos a mesma história de uma inovação que, em princípio, promete revolucionar o mercado mas que no final, acaba se tornando um verdadeiro mico?
Para as empresas é uma ótima oportunidade de mercado. Os custos de produção e distribuição irão baixar. Para os autores, alguns alegam que também seria uma ótima oportunidade, pois poderiam se livrar da supremacia das grandes editoras. E a natureza irá agradecer, menos árvores serão usadas para alimentar o nosso conhecimento.
E os consumidores? Poderá existir a possibilidade de carregar a sua biblioteca em seu computador. O preço dos livros irá baixar. Os incômodos que existiam nos primeiros leitores de livro digital foram superados e, no final será um ótimo investimento.
Basta apenas ter paciência e esperar que esta tecnologia vire o padrão do mercado e, como ocorre com o disco de vinil, que uma nova geração de consumidores comece a sentir a falta do bom e velho livro impresso. Assim poderemos vender nossas relíquias impressas para as futuras gerações de “descolados” que estarão cansados dos livros digitais. Eu, por exemplo, já estou reservando algumas edições do Desmistificando o Marketing para no futuro vendê-lo em algum leilão… digital, é claro.
É assim o relacionamento do mercado. Quando as empresas acham que realmente conseguiram entender os consumidores, lançando novas tecnologias, prometendo revolucionar o relacionamento entre as organizações e seus consumidores e, principalmente, quando visualizam vantagens em termos de custos de fabricação e preço para os consumidores, acreditam que estão com uma ótima oportunidade de marketing. Mas, sem perceber , os produtos que aparentemente estavam fora do mercado voltam com força total. Esse é o mercado que nos deparamos, cheio de transformações.
Mas, voltando ao caso dos livros, você já começou as suas apostas? Então comece a investir. Compre e leia mais livros. E não esqueça desta ótima dica de investimento futuro!!!

8 thoughts on “As novas tecnologias e o comportamento do consumidor

  1. Anônimo says:

    Ola, prof.

    Adorei essa refleccao,pois ainda estamos vivendo uma "epoca" de transicao, ou seja, entre o tradicional e o moderno (rapido).Ao mesmo tempo que o novo( rapido) atrai, ainda ha necessidade de estabelecer vinculo, com o que aprendemos a ver desde crianca.
    Dai a dificuldade em acompanhar a necessidade real do consumidor.Mas tai o MKT p/ tentar e conseguir beneficiar e agradar a todos com sua percepcao e criatividade, hehehe!!
    Valeu muito, ler esse artigo!
    O que realmente queremos?????????????rsrsrsr
    Muito obrigada.
    Juliana Oliveira (8A)

  2. Anônimo says:

    So mais uma coisa!
    O livro podera ter outras vercoes p/ leitura, porem sera dificil deixarmos de saborea-los folendo e escolhe-los em uma bela estante,biblioteca ou ate mesmo pega-lo emprestado.
    Dessas maneiras, ha muito mais prazer em ler.
    bjos
    Juliana Oliveira

  3. Anônimo says:

    Gostei da imagem dos Simpsons, não há símbolo americano melhor para ditar e expor questões da moda. Quanto ao descolado gostar do velho, discordo em parte, pois o que atrai o descolado é o rústico, o jovem de hoje é atraído pela rebeldia de descordar contra aos novos hábitos da sociedade, sei que é meio difícil de entender, mas analisando o perfil e a variedade de consumidores que existe hoje é um risco apostar em uma tendência como essa.
    Giuline 4Semestre

  4. Anônimo says:

    Nossa Prof.!!! adorei ler esse texto, me lembrei das aulas …tempo bom rsss…apenas dois anos se passaram e eu aqui falando como se fosse séculos! rsss…olha o meu exagero rsss..de carioca!!! saudades desse meu grande amigo mais que professor!!!

  5. Anônimo says:

    Pois que venha então o sucesso do livro digital,pois estou mesmo a espera disso para vender o meu…o sistema IBM já está implantado:já se pode até alugar o livro pela internet e a editora mandar imprimir somente a quantidade solicitada pelos leitores;e mais: a constante reedição feita pelo autor..a inovação é útil os três,mas falta a a-d-e-s-ã-o dos consumidores.Se esta vier,que pelo menos dure o tempo de vida dos CDs.

  6. Anônimo says:

    Oi!!!!
    Professor adorei esse texto,e adoro discos de vinil por mim essa moda de cd deveria ter ficado para trás,e em relação aos livros tenho vários, e as árvores que me perdoem,mais nada como ter um livro em mãos e aproveitando vou até autografar o meu livro Desmistificando o Marketing vai saber quanto ele não vai valer no futuro rsrsrsrsr
    Shirley aluna de Marketing 2° semestre da Anhembi/Paulista

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