📘 Dica de Leitura: Desinformação, de Dan Ariely Leitura recomendada! Em Desinformação, Dan Ariely explora como as fake news e as teorias da conspiração proliferaram, especialmente durante a pandemia de COVID-19, buscando entender os processos psicológicos e sociais que impulsionam essa disseminação. Utilizando a economia comportamental, Ariely revela como a incerteza e os vieses cognitivos […]
A dica de leitura é “As Nove Titãs da IA”, de Amy Webb. Webb, uma das principais futuristas do mundo, traz uma visão instigante sobre como nove das maiores corporações globais — como Amazon, Google, Microsoft e Alibaba — estão liderando o desenvolvimento da inteligência artificial, impactando diretamente o comportamento do consumidor e as decisões […]
Dica de Leitura: “O Plano de Marketing de 1 Página” Não se engane pelo título: “O Plano de Marketing de 1 Página” pode parecer simples, mas é uma leitura rica em conceitos, perfeita para negócios que estão navegando em mercados em constante transformação. Allan Dib combina métodos ágeis com uma abordagem prática, tornando o livro […]
O Neuromarketing é uma área de conhecimento que busca compreender o comportamento do consumidor com base nos princípios da neurociência, economia comportamental, antropologia, entre outras áreas que nos permitem entender com mais precisão os aspectos cognitivos dos consumidores. Dentro dessa área de estudo, um dos preceitos que estudamos e que nos ajuda a falar com […]
O neuromarketing é um campo emergente que combina neurociência com marketing para entender melhor o comportamento dos consumidores. Ah, mas não são apenas as neurociências que contribuem para o estudo do neuromarketing; outras áreas do conhecimento, como a economia comportamental, antropologia, biologia e psicologia evolucionista, também nos permitem compreender os aspectos cognitivos do consumidor. Quando […]
Este é um livro excelente, realmente excelente. Não apenas por tratar de um assunto que estamos comentando, discutindo, refletindo e nos preocupando (se você não está preocupado, é melhor ficar), mas principalmente por desmitificar todas as possibilidades tecnológicas, sociais, acadêmicas e políticas do impacto da IA. O autor, além de ter ocupado o cargo de […]
A dica de leitura desta semana é uma biografia, a biografia de Tim Cook, atual CEO da Apple, que teve a “pequena” missão de suceder a Steve Jobs. Para quem me conhece, sabe que adoro biografias porque sei que todo mundo tem uma boa história para nos contar. E, como também sou apaixonado pela história […]
Para quem gosta de entender comportamentos e a ciência do consumo, segue mais uma dica para colocar em sua lista de próximas leituras. Esta dica é para quem gosta de entender os processos decisórios. E, mais ainda, usar este conhecimento não apenas para compreender os consumidores, mas também os relacionamentos entre empresas e suas decisões […]
A dica de leitura desta semana é o livro Por Que Não Somos Racionais: Um cérebro antiquado num extraordinário mundo novo. O subtítulo brilhante expressa de forma precisa o que ocorre com o nosso cérebro, que, em termos de consumo, é uma frase que adoro repetir: temos um cérebro antigo em um contexto novo. Gostei […]
Em minha jornada como Marketólogo, apaixonado por desvendar os mistérios do mercado, percebo algo intrigante: apesar do acesso sem precedentes às informações dos consumidores, muitas empresas ainda não conseguem compreender verdadeiramente seu público. Deixamos nossos dados em inúmeros aplicativos, mas a conexão genuína entre empresas e consumidores parece estar perdida. Elas criam produtos que não […]