Um dos primeiros passos quando iniciamos um processo mercadológico ou a importante função de gerenciamento de produtos, seja em uma empresa de grande, médio e principalmente pequeno porte, destaco as empresas de pequeno porte devido ao fato de poucas pensarem em termos de marketing, é determinar, ou como os primeiros pesquisadores em marketing frisavam, encaixar, […]
Não existe nada mais incômodo, ou chato, do que aquelas pessoas denominadas vulgarmente de Eco-Chatos, que ficam nos importunando com as suas práticas e idéias ecologicamente corretas, e o pior, tentam nos convencer de seus hábitos, não é mesmo?NÃO, NÃO É!!! Os Eco-chatos é que estão corretos. Não existe mais espaço, muito menos mercado, para […]
Em conversa com o meu amigo, o Professor Daniel Serrano (a respeito de marketing, é claro), surgiu uma questão, no mínimo interessante. O que marca mais na mente do consumidor em uma campanha publicitária, uma tática de Marketing Viral, uma estratégia promocional, seja ela no PDV, no próprio produto, na construção de um slogan ou […]
No mês de outubro saiu o resultado do Prêmio Top of Mind 2008, e a marca mais lembrada nesta edição foi…? Não! Sei que você respondeu Desmistificando o Marketing, mas não foi desta vez, quem sabe na próxima. As marcas campeãs nesta edição do prêmio foram a Coca-Cola e OMO que levaram o Top Grand […]
Você já deve estar cansado de escutar esta afirmação, não é mesmo? Afinal de contas este é o grande chavão propagado pela maioria das empresas e, naturalmente, pela maioria dos profissionais, seja da área de marketing ou de outros departamentos que tratam, ou que pensam tratar do relacionamento com o cliente. Mas, será que na […]
Você já parou para pensar como as embalagens são componentes importantes dentro do mix de marketing? Como conseguem revolucionar determinados segmentos, criar novos comportamentos de compra, segmentar de forma mais efetiva os mercados, comunicar de forma efetiva os verdadeiros diferenciais de seu produto, mostrar o seu posicionamento, entre tantas outras estratégias? Mas, será que as […]
Você, com toda certeza, deve estar acompanhando os últimos acontecimentos no cenário global. Bancos quebrando ou passando por um processo de estatização, fuga de capitais dos mercados em desenvolvimento, bolsa de valores em queda, e milhões e milhões de dólares desaparecendo como em um passe de mágica. Tudo isso devido à crise do subprime nos […]
Em alguns momentos de nossa vida precisamos realizar algumas mudanças, sejam em termos pessoais, espirituais ou profissionais para que nos adaptemos às profundas transformações que ocorrem em nosso tempo. Sempre precisamos destas mudanças, pois são saudáveis e nos ajudam em nosso crescimento, e torna nossa história mais rica.Não meu amigo leitor, você não entrou no […]
Atualmente vivemos em mundo extremamente competitivo em termos de markting. São produtos e mais produtos sendo lançados a cada dia. Tente comprar um aparelho celular e perceberá o que eu estou dizendo, são tantos modelos que não sabemos por qual optar, e o pior, depois de tanta escolha, ainda compramos um modelo que ficará desatualizado […]
Uma das maiores crises enfrentadas por uma organização no território norte-americano, foi o caso do Tylenol, analgésico fabricado pela Johnson & Johnson. Em 1982 07 pessoas, nos arredores de Chicago, morreram envenenadas por cianeto, após consumir a referido medicamento. Foi um pandemônio, afinal de contas pessoas estavam morrendo após consumirem um produto altamente popular no […]