Esta é uma dica de leitura de Marketing para quem gosta de explorar o pensamento mercadológico de forma sistemática e pragmática. O livro de Sérgio Zyman está na minha lista dos dez melhores livros na categoria de Marketing Estratégico.
Não se preocupe com a data de publicação do livro (1999), pois a magia do Marketing reside no fato de que as tecnologias mudam, mas seus alicerces permanecem os mesmos. E o mais interessante é que as novas abordagens para compreender o consumidor e o mercado apenas fortalecem os preceitos criados décadas atrás. Neste ponto, esses preceitos são muito sólidos nesta obra.
Apenas por curiosidade, o autor foi um dos profissionais responsáveis pelo lançamento da New Coke em resposta ao famoso “Desafio Pepsi” – este meus alunos conhecem…. Será que os argumentos apresentados pelo autor justificam essa estratégia? Bem… não vou dar spoiler.
São reflexões muito atuais, incluindo Marketing orientado por dados, a coragem de abandonar uma estratégia “teoricamente” vencedora, mas que não traz os resultados esperados, a importância da visão estratégica de longo prazo, posicionamento, e muito mais. Sempre recheado de muitos exemplos que nos ajudam a compreender seus conceitos.
Infelizmente, foram publicadas poucas edições, tornando-o difícil de encontrar… mas vale a leitura, vale a dica.