Dica de Leitura: Marketing 5.0

A dica de leitura é um livro de um dos ícones do Marketing…. Philip Kotler e o seu Marketing 5.0:

É a terceira obra de uma trilogia muito interessante para entender a importância do Marketing, no qual começa com o Marketing 3.0 (o marketing centrado no ser humano), Marketing 4.0 (o marketing no contexto digital), e a nossa dica, Marketing 5.0. Qual ler primeiro? Sempre sugiro a seguinte ordem: Marketing 3.0, depois o Marketing 5.0 e por final o Marketing 4.0. Em minha experiência, é a melhor forma de entender esta trilogia.

Esta obra aborda como podemos usar a tecnologia para melhorar o nosso marketing e responder a todas as demandas em um contexto em profundas transformações. É uma reflexão estratégica, portanto, tem um menor foco no operacional, portanto, é uma visão no estratégico (o que sempre foi a base de minhas pesquisas).

Enfatiza, de forma didática, como podemos usar da tecnologia para potencializar a filosofia do Marketing e, o mais interessante, que todas as mudanças no contexto atual apenas fortalecem os preceitos mercadológicos, o foco nos consumidores e as formas pelas quais as empresas podem enfatizar que possuem a melhor opção entre todas as outras no mercado. Este é um dos pontos que eu mais gostei neste livro.

Aborda os desafios que nós marketólogos temos que analisar neste novo cenário que se apresenta, estratégias para o marketing movido pela tecnologia, marketing contextual (está parte é muito interessante para pensarmos em como entregar uma experiência diferenciada em tempo real), e o marketing preditivo.

Um excelente livro…. está em destaque em minha biblioteca. Vale a leitura.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *