Dica de Leitura: Previsivelmente Irracional

Este é o clássico dos clássicos para aqueles que gostam de entender o comportamento dos consumidores.

Compreender como em muitas situações tomamos decisões “irracionais”, mas sempre acreditamos em nossa racionalidade.

Quando comento deste livro a primeira observação que faço é em relação ao seu título. É aquela admiração quando alguém tem uma ideia fantástica e, naturalmente, pensamos: “poxa, eu queria ter tido esta ideia…” – quem sabe algum dia, não é mesmo? Quem sabe em meu próximo livro. Veja o brilhantismo deste título – Previsivelmente Irracional, ou seja, por mais que os consumidores sejam irracionais em seus processos decisórios, podemos, com conhecimento, prever esta irracionalidade. Brilhante!!!!!!

Dan Ariely é um dos mais famosos pesquisadores em Economia Comportamental. Eu sou um grande admirador de suas obras – já li todas e, apenas por curiosidade, Previsivelmente Irracional foram duas vezes, quando de seu lançamento e no ano passado, afinal os clássicos sempre devem ser revisitados.

Nos seus 15 capítulos aborda vários temas relacionados aos processos de decisão de uma forma simples (com exemplos do cotidiano) e com uma excelente base científica (todos validados por experimentos científicos).

Desde aspectos voltados a relatividade (ancoragem e comparação), o poder do grátis, a supervalorização do que temos, o poder do preço, entre outros temas.

Esta é uma obra não apenas para a leitura, mas também como material de consulta.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *