É a estratégia mercadológica que consiste em um mapeamento estratégico para entender quais componentes de uma marca ou produto tem maior possibilidade em transmitir uma experiência superior aos consumidores, bem como uma mensagem mais relevante, ou o uso de vários sentidos para transmitir uma mensagem diferenciada, de forma natural, para se destacar dos concorrentes de mercado.
Parte do pressuposto que, como usamos os 05 sentidos para interpretar os estímulos do contexto desde a época de nossos antepassados das savanas, por que não podemos usar esta habilidade natural aperfeiçoada em milhões de anos de evolução para transmitir os diferenciais competitivos uma organização?
Para isso usamos a estratégia de “quebrar” a marca para identificar quais os componentes sensoriais podem ser usados, como o Sonoro (jingles), Gustativo (sabor), Tátil (touch), Visual (cores), Olfato (aroma) entre uma centena de outras estratégias. Como somos uma máquina de capturar estímulos para um mapeamento do ambiente, o Marketing Sensorial permite as empresas compatibilizar suas estratégias com as habilidades naturais dos clientes, ou seja, ao invés de impor novos comportamentos, apenas as adequamos as formas habituais que os clientes estão acostumados.
Podemos destacar as seguintes vantagens no uso do Marketing Sensorial:
- Quebrar as barreiras naturais que os consumidores constroem para se defender da quantidade de mensagens que recebe;
- Tornar uma mensagem mais fluente;
- Conversar com o cérebro decisor com mais facilidade;
- Explicitar os diferenciais competitivos;
- Estabelecer, com mais precisão, os diferenciais em relação aos concorrentes;
- E, muito mais…..
E você, já pensou em como “sensorizar” sua marca?
Sou a Beatriz Ribeiro, e quero parabenizar você pelo seu
artigo escrito, muito bom vou acompanhar o seus artigos.
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