Palestra de Neuromarketing e a ciência do consumo – WMS 2023

Tive a honra de ser um dos representantes brasileiros no maior evento internacional de marketing do mundo, evento este pertencente ao maior pensador de marketing mundial, o Prof. Philip Kotler. Como palestrantes foi pensar em caminhos para o futuro do Marketing. Enfatizei a necessidade de centralizar, cada dia mais, nosso foco nos consumidores, apoiado pela ciência do consumo. Para isso, devemos:

Fortalecer a FILOSOFIA DO MARKETING: o pensamento das organizações tem de ser Customer Centric, e estar presente nos valores e na missão da empresa e ser vivido por todos os envolvidos.

Fortalecer o CONHECIMENTO: para entendermos os clientes, não nos devemos focar em apenas uma área de conhecimento, mas sim adquirir uma visão interdisciplinar para conhecer e interpretar as verdadeiras motivações dos consumidores.

Foco em MOTIVAÇÕES, não em comportamentos: A ciência do consumo estrategicamente desvenda como nosso cérebro – um cérebro antigo em um contexto novo. Para direcionar as motivações, precisamos incorporar elementos como emoção, contexto e tomada de decisão. E para focar em motivações temos que usar as bases da ciência do consumo.

Na perspectiva das motivações…

Os processos cognitivos são os mesmos do passado.

A atenção é um recurso limitado em um ambiente saturado de comunicações de marca. Destacam-se aquelas que compreendem as motivações dos consumidores e entende que tomam decisões rápidas.

Não somos tão lógicos quanto gostaríamos; somos seres emocionais.

A emoção é fundamental para o envolvimento com as marcas.

Compreender a complexidade do consumidor é essencial para aprimorar estratégias em produtos, preços, comunicação e distribuição.

Ciência do consumo e Neurociências fortalecem marcas, melhoram estratégias de Branding, comunicação e proporcionam insights mais profundos. Todas essas áreas culminam no Neuromarketing, permitindo estudar as respostas não verbais dos consumidores.

Devemos repensar o Marketing Tradicional, integrando as áreas mais recentes de conhecimento e colocando os clientes no centro de todas as estratégias.

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