Dica de Leitura: Marketing Estratégico

Mais uma dica de leitura: “O Sistema Amazon” de Ram Charam.

Bom, você deve estar pensando: poxa, mais um livro da Amazon… Sim, eu particularmente já li vários.

São vários já publicados porque estamos falando da maior empresa do mundo, e o fato que o seu sucesso pode ser atribuído a uma abordagem centrada no consumidor (isso é o que eu mais gosto), um pilar que permeia todos os aspectos de seu modelo.

Nesta obra, o autor desconstrói o modelo da Amazon em 06 fundamentos:

Fundamento 1 – Modelo de negócio obcecado pelo cliente: sua estrutura é direcionada pelo famoso conceito do Flywheel – processos que se autoalimentam continuamente com foco nos consumidores. A obsessão pelo cliente é o ponto focal, impulsionando a inovação contínua e a criação de valor a longo prazo. Inventar para o cliente é a chave para o sucesso sustentável da Amazon.

Fundamento 2 – Aumento contínuo do nível de exigência pelo talento: o compromisso da Amazon em elevar continuamente o nível de exigência do cliente por meio das pessoas mais capazes para estas atividades. O desafio constante de atender às crescentes expectativas impulsiona a empresa a definir e manter o talento certo, motivando constantemente sua equipe.

Fundamento 3 – Sistema movido por dados e métricas geradas por IA: a importância do sistema movido por dados e métricas geradas por IA. A resposta começa com números, onde todos os objetivos são meticulosamente mapeados de ponta a ponta. A confiança nos dados é essencial, mas a verificação constante garante a precisão e eficácia.

Fundamento 4 – Máquina de invenções inovadoras: caracterizado pela busca em acelerar a inovação, busca de ideias revolucionárias e coragem para aprender novas habilidades. A Amazon mantém um foco contínuo em entender profundamente seus clientes, impulsionando o desenvolvimento de soluções inovadoras que atendam às suas necessidades.

Fundamento 5 – Decisões em alta velocidade e de alta qualidade: as decisões em alta velocidade e alta qualidade. Classificadas como Tipo 1, irreversíveis e processos mais pesados, e Tipo 2, caracterizadas pela velocidade e reversibilidade, essas decisões estratégicas são essenciais para a agilidade da empresa.

Fundamento 6 – Cultura do eterno dia 1: Busca combinar a vantagem do tamanho e escala de uma grande empresa com a velocidade e agilidade de uma startup. Eliminar a burocracia, reconhecer e abordar fraquezas, e operacionalizar uma cultura dinâmica são elementos essenciais para manter a vitalidade e o espírito empreendedor da Amazon.

É uma ótima leitura para quem gostaria de conhecer melhor os fundamentos que sustentam a Amazon. Destaca uma abordagem inovadora para os negócios, marcada por uma dedicação incansável ao cliente, inovação constante e uma cultura que mantém a empresa no eterno “dia 1”. Vale a pena a leitura para aqueles que buscam compreender os princípios por trás do sucesso da Amazon.

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *