Seria até redundante destacar todas as mudanças pelas quais passamos neste nosso “novo contexto”. São inúmeras em uma velocidade jamais vista. Estamos constantemente nos atualizando para responder a todas estas demandas, mas e sua marca, ela está acompanhando todas estas mudanças? Está se adaptando as mudanças de valores do mercado e de seus consumidores? As […]
Minha dica de leitura de hoje é o livro Presença Digital do autor Tércio Strutzel. O tema presença digital é algo recorrente, mas será que sabemos realmente o seu significado ou simplesmente estamos replicando o que os outros falam? Bom, este livro nos ajuda, e muito a compreender este significado. Com uma linguagem simples, mas […]
O seu Serviço de Atendimento ao Consumidor é estratégico ou simplesmente usado para receber reclamações de seus consumidores? Se é apenas para receber reclamações dos clientes talvez você não o esteja usando como uma forma de receber e trabalhar com a experiência dos clientes. Empresas vencedoras são aquelas que usam o SAC como um processo […]
Não fique chateado quando os seus clientes reclamam de sua empresa. Pelo contrário, agradeça. Agradeça aquele cliente “chato” que está sempre reclamando de seus produtos ou serviços. Quem reclama está oferecendo a sua empresa uma nova chance de acertar. Ele, no fundo, está enxergando alguns pontos que talvez você ainda não percebeu. O pior é […]
Em setembro tive a honra de realizar a palestra Comportamento do Consumidor em Novos Contexto pela IRON Educação para a Associação Comercial e Industrial de Mauá. Neste evento tratei de formas ou métodos que podemos usar para entender os “novos”, ops não tão novos assim, comportamentos dos consumidores, tendo como foco de análise o Marketing […]
Uma das vantagens de usar o Neuromarketing é compreender como os consumidores recebem e processam os estímulos de Marketing e desta forma tomam sua decisões de consumo. Neste processo de receber e processar, uma importante, mas não muito usual estratégia é o Marketing Sensorial. Este é um dos assuntos que pesquisa, e nesta palestra para […]
Texto, de minha autoria, publicado no site da Fluir Investimentos “Portanto, como podemos aumentar o autocontrole? Conectando-nos com nosso futuro e resistindo à tentação. É claro que é mais fácil falar do que fazer…” Dan Ariely Você já deve ter presenciado este famoso experimento, que já foi replicado em vários momentos, tanto com valores monetários […]
Note que mencionei a palavra “investir”, porque, se para a sua empresa Marketing é uma “despesa”, então, primeiro, esta na hora de você rever os seus conceitos. E, sim, se você considera como uma despesa, realmente ela deve ser cortada em momentos de crise. Mas, antes, pense nos seguintes aspectos. Sergio Zyman cita uma frase […]
Você vende um produto ou um benefício? Em suas estratégias mercadológicas você enfatiza as características de seu produto/serviço ou o que ele é capaz de entregar aos seus consumidores? Quem foca nos produtos tem uma visão internalista. Quem foca nos benefícios está direcionando suas estratégias ao mercado e aos consumidores. Analise suas estratégias porque, esta […]